Faleceu nesta sexta-feira, 20 de dezembro, a artista plástica Vânia Braga.
Vânia Braga nasceu em Pedro Leopoldo em 1965. Filha do saudoso artista plástico Alberto Braga. Irmã do ex-goleiro e marchand Vitor Braga. Filha do saudoso artista plástico Alberto Braga. Irmã do ex-goleiro e marchand Vitor Braga. Vânia foi criada desde a infância junto aos muitos artistas que frequentavam o Atelier do seu pai. Artistas do gênero clássico, entre eles, o eterno Edgar Walter, que adoravam retratar em suas telas as belas paisagens da cidade e as antigas olarias, onde Vânia Braga - ainda criança – já mexia e brincava com a argila que, no futuro, seria resgatada por ela. Após passar uma temporada pintando suas telas no estilo figurativo, no impressionismo e no abstrato, Vânia Braga enveredou para o mundo das esculturas, ao se encantar com as esculturas de Sônia Ebiling. “Ficava admirando suas figuras femininas e os felinos da artista, o que acabou influenciando o meu trabalho”, revelou, um dia. A artista concebeu com personalidade suas esculturas majestosas e aprimorou seu traçado diferenciado para criar os seus felinos e outros animais.
Alcançou respeitabilidade nacional com suas esculturas em bronze, mármore e resina cristal. Seu trabalho, marcado pela força e pela sofisticação nos detalhes, trouxe vida e grandiosidade a diversos ambientes do país.
Na trajetória da artista, exposições e monumentos públicos em diferentes cidades do país, reforçando sua contribuição ao patrimônio artístico nacional. Com suas obras, Vânia foi convidada a participar da 14ª edição do Big Brother Brasil, da Rede Globo, onde cinco felinos de sua autoria foram exibidos no reality show. A artista desenvolveu a série Memórias da Infância, composta por esculturas em bronze que remetem à delicadeza e nostalgia de momentos marcantes. Vânia assinou monumentos públicos em diferentes cidades do país, reforçando sua contribuição ao patrimônio artístico nacional.
Vânia Braga faleceu no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte/MG, vítima de um câncer de pulmão, expandido para os ossos.
A despedida da artista acontecerá no Cemitério Bosque da Esperança, neste sábado, 21 de dezembro:
09h velório | 13h sepultamento.
Casada com o neurologista e neurocirurgião, Gustavo Costa Valadão, deixa quatro filhos e duas netas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário