Patrimônio Cultural Imaterial Municipal de Santa Bárbara/ MG, através do espetáculo “Os Passos da Agonia “, o Âncora Cia de Teatro celebra 50 anos de vida e tradição
Santa Bárbara – Santuário do Caraça – Distrito de Conceição do Rio Acima recebem programação especial comemorativa do cinquentenário, nesta Semana Santa
De 05 a 20 de abril, Santa Bárbara, distrito de Conceição do Rio Acima e Santuário do Caraça recebem programação especial Semana Santa 2025. A esperada série conta com a encenação de “Os Passos da Agonia”, espetáculo que em 2025, através da Âncora Cia de Teatro celebra 50 anos de tradição e arte.
Encenado pela Âncora Cia de Teatro, o tradicional teatro religioso é considerado um dos mais importantes de Minas Gerais e tem reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial Municipal de Santa Bárbara. A cidade mineira que é a sede do grupo que, há 20 anos, conta com a direção do respeitável diretor teatral, autor, radialista e produtor cultural, Ênio Reis.
Além do evento da Semana Santa, a Âncora Cia de Teatro realiza diversas produções culturais e tem importância histórica, social e de fomento à Cultura em Santa Bárbara, estimulando a Arte e despertando talentos.
Silvio Lorenzatto - foto Claudinei Santos
Com programação gratuita, as três localidades poderão conferir uma série de ações da Companhia cinquentenária. Num dos eventos, destaque para Sílvio Lorenzatto, ator da Âncora Cia de Teatro desde 1975 e principal homenageado por ocasião do aniversário de meio século do Grupo.
A Semana Santa 2025 tem realização graças à parceria firmada entre a Âncora Cia de Teatro e a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara/MG. Termo de fomento SMCDTE N° 001/2024 Os Passos da Agonia 2025. E traz a chancela governamental Minas Santa.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL SEMANA SANTA 2025
Santa Bárbara|Distrito de Conceição do Rio Acima|Santuário do Caraça
05 de abril, sábado
DISTRITO DE CONCEIÇÃO DO RIO ACIMA
14h
ABERTURA OFICIAL DA SEMANA SANTA DA ÂNCORA CIA DE TEATRO
na IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
APRESENTAÇÃO DAS CENAS CURTAS
"AS DORES DE NOSSA SENHORA"
e "A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO",
finalizando com a MESA DA PARTILHA
13 de abril, Domingo de Ramos
SANTUÁRIO DO CARAÇA
11h
PERSONAGENS BÍBLICOS NA PROCISSÃO DE RAMOS
14h
Estreia do Âncora Cia de Teatro no Calendário anual do Santuário do Caraça com a apresentação completa de "Os Passos DA AGONIA”
17 de Abril, Quinta-feira Santa
SANTUÁRIO DO CARAÇA
18h
APRESENTAÇÃO DA CENA
"SANTA CEIA E LAVA PÉS", DURANTE A MISSA
18 de abril, Sexta-feira da Paixão
SANTUÁRIO DO CARAÇA
09h
PARTICIPAÇÃO NA VIA SACRA
DO SANTUÁRIO DO CARAÇA
SANTA BÁRBARA
19h
APRESENTAÇÃO COMPLETA DE
"OS PASSOS DA AGONIA"
no Ginásio do Centro.
HOMENAGEM ESPECIAL A SILVIO LORENZATTO, ÚNICO ATOR PRESENTE NA ÂNCORA CIA DE TEATRO, DESDE A FUNDAÇÃO.
19 de abril, Sábado Aleluia
SANTA BÁRBARA
17h APRESENTAÇÃO DA CENA
"A RESSURREIÇÃO DE CRISTO", NO ESPAÇO COLETIVO , NA PRAÇA, EM FRENTE À IGREJA SANTA BÁRBARA
20 de abril, Domingo de Páscoa
SANTA BÁRBARA
PROGRAMAÇÃO INFANTIL NO
ESPAÇO COLETIVO SOCIOCULTURAL
15h
AUDIÇÃO DO CONTO DE PÁSCOA
"FUZUÊ NO GALINHEIRO"
Texto de Angiolina Bragança e Izabela Carpaneda
15h30
OFICINA DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL PARA CRIANÇAS com Cida Ferreira e Ênio Reis
Rua Águas Claras, 124
Bairro Tenente Carlos
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
31 995952554 Ênio Reis
Cena de "Os Passos da Agonia" - Acervo Âncora Cia de Teatro
ÂNCORA CIA DE TEATRO
Somos um grupo teatral fundado em 1975 por integrantes das extintas COENBI - Comissão de Encenações Bíblicas e da ACEGRAM (Artes Cênicas Gramofone), que mantém a tradição artístico religiosa encenando, desde 1975, a Paixão de Cristo, na cidade de Santa Bárbara/MG. O Âncora Cia de Teatro é composto por mais de 100 atores amadores de todas as classes sociais e faixas etárias, cidadãos comuns que se reúnem uma vez por ano para apresentar “Os Passos da Agonia” Patrimônio Imaterial Municipal, desde 2012.
Além das encenações da Semana Santa, o grupo já executou outras apresentações com temáticas variadas, como comédias e dramas que não pertencem ao universo religioso.
Em 2017, foi considerada a maior encenação do Estado de Minas Gerais, mas, além de salvaguardar a religiosidade mineira em cena, tem em seu currículo produções com outras linguagens teatrais.
Na década de 1980, o Âncora incluiu em seu repertório algumas peças populares, destacando-se as seguintes montagens teatrais: “Carteira fatal”, “O mundo não me quis” e “Hoje a banda não sai”. Em 2004, realizou o espetáculo do tricentenário da cidade “Diálogo – Santa Bárbara conversa com a sua história” com texto e produção do Dr. José Anchieta da Silva. A partir de 2011, em coprodução com a Ênio Reis Produções Artísticas e Culturais, realizou a comédia “A Sacoleira do Amor” de Ênio Reis.
De 2011 até 2020 o Âncora manteve a tradição e revitalizou a encenação por meio de oficinas de formação para o elenco e parcerias com outros grupos, em especial com a Ênio Reis Produções Artísticas e culturais.
Em 2016, tornou-se integrante do Coletivo Sociocultural de Santa Bárbara MG, um coletivo de apoio mútuo entre instituições e grupos sociais voltados para a promoção humana. Com ele, participou de diversas atividades como a Festa das Crianças e a Festa de Natal do Bairro Tenente Carlos e várias Campanhas de Solidariedade.
Em 2021 realizou, com recursos da Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais, Edital 16/2020 a Mostra Âncora Cia de Teatro mostra o seu Patrimônio Imaterial Municipal: Os Passos da Agonia – 45 anos de tradição. Também, em tempos de Pandemia, adaptou sua encenação de semana santa ao vídeo para o formato virtual.
Em 2023, retomou a encenação da Semana Santa ao vivo, presencialmente. Além disso, iniciou uma parceria com o Santuário Ecológico do Caraça, apresentando trechos do espetáculo “Os Passos das Agonia”.
Em 2025, está celebrando seus 50 anos de arte tradição.
Ênio Reis - foto divulgação
ÊNIO REIS – DIRETOR
Com 45 anos de carreira profissional, o ator, diretor teatral, autor, radialista e produtor cultural, Ênio Reis, revela em sua reconhecida e respeitável trajetória, a participação em projetos originais e inéditos como a atuação e produção na criação coletiva de “Sem Nexo, Sem Plexo”, primeiro besteirol de Belo Horizonte, no inicio da década de 80.
Ênio foi um dos responsáveis pelo resgate do rádio-teatro, com o programa radiofônico infantil “Os Alegríssimos”, pela Rádio América em 1989 e o “Carretel de Invenções – a cidadania nas ondas do rádio” a partir de 1993, época em que não havia programas de rádio voltados para crianças.
Foi premiado no concurso intercontinental de roteiros para vídeo pastoral, quando apresentou trabalhos na Colômbia e na Bolívia e participou de oficinas que nos permitiram adaptar o espetáculo para a linguagem televisiva.
Em 2000, idealizou e produziu o evento BH Capital da Comédia, que reuniu vários espetáculos e bate-papos, destacando a importância da comédia nas produções mineiras. O evento foi reflexo da participação de Ênio na criação e/ou na ficha técnica de grandes comédias, onde se destacam “Pérolas do Tejo” e “Como Sobreviver em Festas e Recepções com Buffet Escasso”, ambas com o ator Carlos Nunes, e “Acredite, um Espírito Baixou em Mim”,com Ilvio Amaral e Mauricio Canguçu.
Há duas décadas, Ênio Reis está à frente da Cia de Teatro Âncora que faz história na cidade de Santa Bárbara/MG.
Em 2011, Ênio mudou-se para a cidade e, desde então, vem contribuindo para a cultura de Santa Bárbara e região. Neste ano criou a Feira de Comida a Alimentação no Tempo de Jesus.
Em 2013, realizou a Oficina Gratuita de Teatro "Aventuras na terra do mel" e resgatou as Festas do Bairro Tenente Carlos com apoio de seus amigos e moradores da comunidade.
Em 2016, fundou o Coletivo Sociocultural de Santa Bárbara/MG, idealizou e lançou o Polo do Teatro Histórico e Religioso, visando a integração das cidades de Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas e Santa Bárbara numa agenda voltada para o fortalecimento das encenações da Semana Santa e outras festas tradicionais da região.
Em 2020, lançou nacionalmente o movimento Pandemia de Amor e Empatia, criando uma rede de pessoas voltadas para ações de apoio e mensagens dirigidas às pessoas em risco ou afetadas pela Pandemia do Covid. Também, se aventurou no audiovisual realizando, em tempos de pandemia, um curta-metragem caseiro totalmente gravado pelo celular, com atores voluntários de Santa Bárbara, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Madrid na Espanha. Foi uma adaptação do conto de sua autoria, intitulado "A assombrosa história de San Martin de los amores eternos que Deus os tenha amém!".
Em 2022, criou e produziu o projeto Religiosidade Mineira em Cena, promovendo encontros e registrando em vídeo o trabalho de voluntários nas manifestações teatrais religiosas dos distritos e bairros de Santa Bárbara. Mobilizou também o primeiro grupo de movimento negro da cidade.
Ainda nesse ano, em parceria com Rodners Sales, realizou as séries de vídeo depoimentos "Convivendo com o Alzheimer" e "Presença Negra na Construção de Santa Bárbara".
Em 2023, abriu o Espaço Coletivo Sociocultural, o único centro de cultura comunitário da cidade mantido de forma privada com colaboração de voluntários. Além da programação cultural semanal, o Espaço serviu como base para o trabalho de Enio Reis como produtor local de figuração da minissérie "Vermelho Sangue", da Globo Play, ainda inédita.
Ênio lançou o projeto anual "Feminino Mulher do dia internacional ao dia nacional da mulher", uma série de ações afirmativas sobre o tema com bate-papos, atrações artísticas e celebração pelas conquistas femininas.
Em 2024, idealizou e orientou uma equipe na produção de dois documentários inéditos que valorizam a história da cidade: "Bairro Tenente Carlos - História, Memórias e Comunhão Social" e "Comida Caseira de Santa Bárbara/MG".
Saiba mais @ancoraciadeteatrosantabarbara IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário