2 de nov. de 2025

A MÚSICA PERDE ROSSANA DECELSO


cantora e respeitável produtora musical, teve papel fundamental na carreira de Zeca Baleiro e Vander Lee 













Foto Rama123



Comunicamos o falecimento da cantora, produtora musical e proprietária do Selo e Editora Backing Stars, Rossana Decelso, ocorrido em São Paulo.

O corpo se encontra, neste domingo, em procedimento de liberação e translados para sua terra natal, Belo Horizonte/MG, onde velório e sepultamento serão realizados, possivelmente, nesta segunda-feira dia 3 de novembro.

Rossana Decelso (Rossana Celso de Abreu) nasceu em Belo Horizonte em 13 de dezembro de 1957.  Começou a cantar ainda quando fazia faculdade de Fisioterapia. Depois de um tempo dedicada a área da saúde, passou a alimentar o desejo de trabalhar com música e investir em uma carreira artística. 

Neste processo, foi definidor o contato com a música do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, de quem tornou-se amiga e produtora, na década de 80. 

Decelso foi fundamental em sua atuação como produtora musical e empresária do cantor Zeca Baleiro, quando o artista abriu carreira em projeção nacional. Foi sócia do artista na criação do Selo Saravá Discos.

Também produziu outros importantes nomes da música brasileira, entre eles, o cantor e compositor Vander Lee, em sua fase final, tendo atuado em parceria com Regina Souza na finalização e lançamento do DVD póstumo do artista. 

Como cantora, iniciou sua carreira musical nos bares e festivais de Minas Gerais. Gravou dois álbuns: Mandando Bala e Não tenha medo não, além de vários singles, todos disponíveis nas plataformas digitais. 

"Rossana foi uma pessoa essencial na minha vida e na minha carreira. Eu a conheci em 1986, quando tinha 20 anos e morei em BH com amigos músicos.

Era fisioterapeuta e amava cantar, embora nunca tenha abraçado o canto como profissão primeira.

Depois de gravar meu primeiro disco, eu a chamei pra vir morar em São Paulo, ser minha sócia e empresária de minha carreira.

Fui criticado pela gravadora pela minha “aposta” numa “iniciante”. 

Queriam que eu assinasse com algum agente veterano. Mas banquei a aposta e não me arrependi.

Rossana foi uma grande parceira e entusiasta, tivemos uma troca muito rica e fértil.

Lamentei demais sua partida tão prematura. Estávamos com um projeto lindo em curso.

Uma tristeza imensa!"

(Zeca Baleiro, cantor e compositor) 

“Rossana tinha um olhar diferenciado para a música. Determinada nas suas opiniões, tinha o dom de descobrir talentos. Considero uma das grandes empresárias do show business brasileiro. 

Rossana foi uma das principais responsáveis por eu ser o artista Rogério Delayon de hoje.”

(Rogério Delayon, produtor e multi-instrumentista) 

L

"Rossana foi uma pessoa linda que marcou a minha vida. Uma produtora notável, sempre movida por respeito, admiração e sensibilidade. Produziu o álbum Caipira do Mundo e acompanhou com carinho cada nova etapa da minha trajetória. Sua partida deixa um vazio grande e uma saudade imensa "

(Chico Lobo, violeiro, compositor e cantador) 

"Rossana foi uma grande amiga, uma pessoa generosa, de coração enorme e uma excelente profissional da música. Coincidentemente, também era amiga de Vander Lee, de quem fui companheira — foi ela, inclusive, quem o apresentou a Elza Soares, que se tornaria sua madrinha musical. Tivemos uma convivência intensa, pessoal, familiar e profissional. Rossana deixou uma contribuição marcante para a música brasileira e um legado admirável."

(cantora, compositora, produtora) 

“Rossana Decelso foi uma mulher visionária e de sensibilidade rara, que unia coragem e intuição para abrir caminhos na música brasileira. A ela, devemos encontros marcantes e a inspiração que deu origem ao álbum Caipira do Mundo, de Chico Lobo, lançado pelo selo Saravá. Sua partida deixa um silêncio fundo, mas também uma gratidão eterna pela amiga e pela grande produtora que foi.”

(Ângela Lopes, produtora pessoal do artista Chico Lobo)