30 de jan. de 2009

(clique nas imagens para ampliá-las)






























3º FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG

fique ligado, confira a programação, inscreva-se já!
CLIQUE AQUI: HOME PAGE

TAMBOR MINEIRO - TEMPORADA DE CURSOS 2009
Estão abertas, no Espaço Cultural Tambor Mineiro Rua Ituiutaba, 339 - Prado – BH – MG), as inscrições para a temporada de cursos 2009. Na pauta, os cursos “Tambor Mineiro”, com Maurício Tizumba, “Pandeiro”, com Flávio Júnio, “Tambor Mineiro, força da gunga”, com André Taques e “Samba de Escola”, com Bill Lucas. As aulas terão início a partir do dia 16 de fevereiro. Informações adicionais e inscrições: Tambor Mineiro (0xx31) 3295 4149, a partir das 14h.
Conheça: www.tambormineiro.com.br
OS CURSOS:
Tambor Mineiro
com Maurício Tizumba, cantor, ator e compositor
Turmas: Terça-feira , de 20 às 21h ou quarta-feira, 19 às 20h
São ensinados e vivenciados com os participantes os cânticos, passos de danças e ritmos utilizando-se caixas de congado, gungas e patangomes como instrumentos de percussão.

Pandeiro
com Flávio Júnio, baterista, percussionista
Turmas: segundas ou terças de 19 às 20h
Nesse curso são ensinados os seguintes ritmos, samba, choro, coco, baião e suas vertentes. Usando também os seguintes instrumentos, agogô, surdo, ganzá e tamborim.

Tambor Mineiro, força da gunga
com André Taques, arte educador de percussão, lutheria indiana, confecção de tambores e criação de novos instrumentos de musicais com materiais alternativos e recicláveis.
Turma: segunda-feira, de 20 às 21h
Serão trabalhadas na oficina de tambor mineiro, técnicas de percussão, expressão corporal e a pratica de outro instrumento de origem congadeira que são as gungas, chocalhos presos aos tornozelos utilizados na dança do congado.

Samba de Escola
Turma: quinta-feira, 19h às 21h (início na segunda semana de março)
com Bill Lucas, percussionista e baterista
A oficina inclui noções básicas da organização dos instrumentos na escola, suas funções e técnicas específicas, fazendo com que o aluno possa tocar instrumentos variados de acordo com as necessidades do bloco; noções de arranjo, dinâmica, orquestração e condução da bateria e apresentação de alternativas e variedades de ritmos, levadas e quebradas.




MISTURADA
No domingo, dia 08 de fevereiro, às 11h, a Misturada Orquestra se apresenta no Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, s/n - Parque Municipal - BH - MG). Sob a direção de Mauro Rodrigues, o grupo, integrado por compositores e instrumentistas da nova geração da música, promete um belo espetáculo. Ingressos: R$12,00 - inteira.



GRANDE BAILINHO DE CARNAVAL DA PALAVRA CANTADA
A dupla Paulo Tatit e Sandra Peres comandam o pré-carnaval das crianças no Chevrolet Hall


No dia 08 de fevereiro, domingo às 18h, a casa abre a pista para que as crianças e os pais mais animados possam exibir suas fantasias e dançar pra valer. Haverá momentos de total interação com o público quando os músicos descerão para dançar junto com as crianças e propor muitas brincadeiras.
No palco Paulo e Sandra vem acompanhados por 5 músicos e várias novidades. No ano passado, a dupla lançou o CD ”Carnaval Palavra Cantada“ em um show que passou por várias cidades brasileiras. Agora que a criançada já conhece as músicas, Paulo e Sandra põe em prática sua vontade inicial. Além das músicas do CD ”Carnaval“, estão no repertório os maiores sucessos da dupla em ritmo carnavalesco, entre eles ”Sopa“, ”Criança não Trabalha“, ”Já Sabe“, ”Eco“, ”Pindorama“ e ”Fome Come“, e marchinhas tradicionais, como a ”Marchinha do Grande Galo“, de Lamartine Babo e Paulo Barbosa e ”Upa, upa –Meu Trolinho“, de Ary Barroso. Vai ser uma brincadeira muito animada e gostosa para todos. Confete e serpentina serão muito bem vindos! INPERDIVEL!!!

(clique nas imagens para ampliá-las:)




























OURICURI

O Grupo de Coco Ouricuri - grupo mineiro especializado em músicas de raiz - sobe ao palco do Teatro Odisséia na Lapa carioca para lançar seu CD "Os Cocos", dia 08 de fevereiro, domingo,às 20h. O disco é resultado do projeto Coco de Roda que realizou ao longo dos últimos três anos uma longa pesquisa, sonora, histórica e documental, sobre esse ritmo brasileiro tão importante e envolvente e tão pouco conhecido da maioria do público. O projeto, selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura através do patrocínio da Petrobras. O que possibilita levar este belo show para outras cidades do país. O Ouricuri é formado por Poliana Cruz na voz principal, Nara Magalhães, Aryane Paola no vocal, Tereza Moura no vocal e pandeiro, Negoleo e Yuri Lisboa na percussão, André Salles-Coelho e Raissa Anastásia nos pifes e flautas, Eduardo Borges no violão e Rodrigo Salvador na rabeca.Em "Os Cocos", o grupo mostra músicas recolhidas por Mário de Andrade e agrupadas na obra homônima do escritor.
Nos anos de 1928 e 1929, Mário de Andrade percorreu o Brasil registrando todas as melodias tradicionais que encontrou no caminho. Das 245 melodias de coco recolhidas por Mário, o grupo selecionou 35 das mais representativas e agrupou-as em 18 faixas registradas no disco. No trabalho, o grupo utiliza uma instrumentação variada e inusitada como pifes, rabecas, tamancos e percussão para criar uma sonoridade moderna e profundamente ligada às raízes da música brasileira. O resultado é um som dançante, forte, contagiante e ao mesmo tempo simples e cuidadoso e que por isso, toca diretamente o público.(FOTO DANIELA MEIRA)