VIOLAR:
Teodomiro Goulart, criador do mais original e inovador método de violão contemporâneo ministra o curso na Escola de Música da UFMG
Depois do grande sucesso alcançado na Argentina com o lançamento do livro Violar, onde foi lançado nas cidades de Rosário, Santa Fé, Pergamino, Tucumã, Buenos Aires e Mendoza, o professor Teodomiro Goulart está de volta na Escola de Música da UFMG com o Violar: aulas de violão em grupo.
O professor Teodomiro é reconhecido internacionalmente por violonistas do porte de Ivan Rijos, David Tanembaum, Fabio Zanon entre outros, como o autor mais inovador e criativo da história recente do violão.
Seu método para violão, o "Violar: Aprendizagem e Ensino do Violão sob a dependência sensível das condições iniciais", já é adotado por renomados violonistas em países como: Suíça, Estados Unidos, Bélgica, Porto Rico, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e Argentina. Sendo neste último, adotado oficialmente pela Universidade Nacional de Rosário. É adotado também em várias escolas brasileiras e em Belo Horizonte, pela Fundação Artística, UEMG, Allegretto, CMI e vários professores particulares além de adotado pela Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa.
É sem dúvida o método de aprendizado de violão mais original já escrito, desde os métodos das consagradas escolas de Tarrega, Carlevaro entre outras semelhantes.
Distingue-se principalmente por seus princípios estruturadores adaptáveis às variadas situações musicais e técnicas dos estudantes. É uma metodologia que se adapta ao aluno, ao contrário dos métodos tradicionais onde os alunos se adaptam ao método, além de poderosa ferramenta para aulas em grupo com enfoque individual. Plasticamente é sem dúvida uns dos materiais didáticos mais belos já produzidos para o ensino de um instrumento.Desperta grande interesse pelo seu caráter interativo e lúdico, com seus cartões coloridos, distribuídos em tabuleiros que simulam um violão.
As inscrições para o curso – que atenderá interessados de faixa etária: a partir de 14 anos - poderão ser feitas até o dia 27 de fevereiro, na FUNDEP (Av. Antônio Carlos,6627 – Campus Pampulha – BH – MG - 31 3409-4220) ou no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro – BH – MG – 31 3409-4220). As entrevistas e seleção das turmas acontecerão no dia 02 de março, com entrevistas no Centro de Musicalização Infantil – anexo da Escola de música da UFMG, na Sala 8 - campus Pampulha, das 9h às 13h. Os resultados serão divulgados no dia 03, no site da Fundep. As matrículas serão feitas de 02 a 06 de março (dia 02 para os alunos do Violar/2008), na FUNDEP. O curso terá início na segunda semana de março e vai durar dois semestres. Investimento: R$90,00 (noventa reais), mensais.
Informações adicionais sobre o curso: www.fundep.ufmg.br e
www.musica.ufmg.br/cursos.html
Informações adicionais sobre o professor Teodomiro Goulart e o método Violar:
www.cordassoltas.com.br
(FOTOS: esq/dir - o renomado compositor argentino Dante Grela e Teodomiro Goulart,
por ocasião do lançamento do livro na Universidade Nacional do Rosário- foto Antero Goulart/ foto inicial: estrutura para 12 alunos - Violar - foto Eduardo Rocha)