Pela
primeira vez em Minas Gerais, a mostra
itinerante Senna Emotion, sobre a trajetória pessoal e profissional do
tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, estará aberta ao público
no BH Shopping a
partir do próximo dia 18 de junho e segue até 19 de julho.
Com cerca
de 330 metros quadrados, a exposição trará pela primeira vez a chance do
público mineiro de conferir de perto itens originais do acervo da família. A
Senna Emotion está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O
Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil.
Uma noite especial marcou
o lançamento da mostra itinerante Senna Emotion, no BH Shopping, na terça, 16
de junho. O evento para a imprensa e
convidados, mostrou em primeira mão uma exposição que, certamente, levará
centenas de pessoas ao estacionamento 1,
do Piso Ouro Preto, do mais antigo shopping da capital mineira.
Senna Emotion revela a trajetória pessoal e
profissional do tricampeão mundial de Fórmula 1, através de 330 metros
quadrados. O inusitado: pela primeira
vez, o público mineiro vai conferir de perto itens originais do acervo da
família.
O
diferencial: a parceira com a Ydreams Brasil, empresa que produziu a mostra,
aproxima todas as atrações do visitante, com tecnologia interativa de ponta,
como recursos holográficos, realidade aumentada (faça e receba em casa, foto
com um dos troféus do mito) e mais. Simples toques ou gestos interam público e
objetos da mostra, de forma quase lúdica, mas, sobretudo, emocionante.
A
exposição é de caráter imperdível para os fãs de Senna. Mais que isso, dá a
chance de interagir gerações diversas e permitir que os jovens que não
levantaram cedo nas manhãs de domingo, há duas décadas atrás, possam compreender o universo que fez
de Senna, que não se consagrou “apenas” mito e campeão: tornou-se um ser humano
inesquecível.
A Senna
Emotion está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da
Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil.
É possível
ver fotos, vídeos, documentários, um vídeo mapping, objetos pessoais, tais como
luvas usadas pelo campeão, a bíblia de cabeceira, o agasalho usado numa
entrevista notável, capacetes e até mesmo um macacão do qual Senna não abriu
mão de usar, por acreditar lhe conferir sorte, apesar de conter um erro de
confecção significativo – vale tentar descobrir!
As fotos
de família, revelam uma pessoa que valorizava o bom da vida, com as
simplicidades diárias que dão sentido à existência. Uma réplica do primeiro
Kart e miniaturas detalhadas das escuderias
abrem o olhar. Que tal ver de
perto o troféu do GP do Brasil de 1991? Presente!
Mas, um momento ímpar, faz encher os olhos de lágrimas: pelo
menos comigo, aos 44 e na maioridade da saudade, foi assim! Que tal óculos de
realidade virtual e uma volta em Interlagos, com a explicação do circuito na
voz de Senna e na perspectiva de um carro de fórmula 1? Da poltrona que faz
parte dos produtos idealizados e vendidos em benefícios das ações do Instituto,
essa sensação faz da experiência um dos pontos altos da mostra, inclusive pelo
contato com a solução interativa inédita. A realidade do ídolo, em sensação. Foram
usados 2 óculos na estréia da mostra, na capital carioca. Em BH serão 4, devido
à repercussão desta área temática.
Com recursos holográficos, você vislumbra imagens das quatro escuderias em que
correu: Toleman, Lotus, McLaren e Williams. Você aciona o comando, com um
simples toque e mergulha no universo mágico e eterno de Senna.
Renato Tavares, gerente de marketing do BH Shopping, lembra
que a rede e em especial o BH Shopping já tem uma relação de proximidade e um
histórico de eventos realizados com o Instituto Ayrton Senna. Em proposta
recente, em 2014, uma mostra no local, apresentou capacetes originais do tricampeão mundial
de Fórmula 1 além de 20 cascos
customizados por artistas e personalidades. Com curadoria de Rodrigo Câmara e
feita em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a idéia vendeu os capacetes
customizados a um grupo de empresários e o valor arrecadado destinado à
entidade comandada pela irmã do piloto, Viviane Senna. Renato valoriza o fato de que “os mineiros tem uma afeição e um carinho
muito grande com o Senna” e reflete: “a nova mostra foi uma comunhão de
vontades, pensando no público: o uso das tecnologias aproxima as pessoas da
realidade de Senna. A memória afetiva é o aspecto mais valioso da exposição que
nos permite resgatar a emoção dos velhos tempos em que víamos ele correr. Além
disso, é possível passar isso para frente, a partir do caráter interativo.”
O evento de lançamento da Senna Emotion contou com a presença
de Renata Santilli, responsável pela área de licenciamento de eventos do
Instituto Ayrton Senna, que lembrou que um dos focos da exposição é contar para
as novas gerações quem foi o grande ídolo brasileiro. Na entrevista exclusiva,
Renata lembrou que na estréia da mostra, que aconteceu no Rio de Janeiro, a
sobrinha de Ayrton, Bianca Senna revelou
a emoção sentida ao compartilhar com o público, vivências familiares. Renata
destacou, ainda que, a importância da mostra acontece também pelo aspecto
social. Neste caso, “os royalties do uso da imagem do Ayrton na exposição
contribuem diretamente para levar recursos para trabalhos com as crianças e jovens dos projetos do Instituto,
para que tenham oportunidades semelhantes aos de Senna, ao expressar seu
talento”. Mais um motivo para não perder a chance de visitá-la Em cartaz até o
dia 19 de julho.
Marcos Alves, diretor comercial da YDreams Brasil conta que
“uma das tecnologias inéditas apresentadas na mostra é a da realidade virtual,
tecnologia cada vez mais utilizada para experiências imersivas. Trazê-la para o
contato com universo do Ayrton é sensacional”, diz. “A chance do uso da tecnologia
e da interatividade para aproximar pais e filhos, com emoção, lembranças e
atualidade é tocante. Eu fui uma das
pessoas que acordava cedo para ver o Senna, parava as baladas e voltava pra TV
para torcer loucamente pelo Ayrton. Depois da morte dele, não consegui mais
assistir Formula I. Esse formato de apresentação, me leva de volta no tempo e
faz reviver as alegrias jamais esquecidas”.
É isso ai, Senna Emotion, tem em seu nome, descrição de
caráter literal.
(Márcia Francisco e registros fotográficos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário