O Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte - FIT-BH 2016 dá a largada à sua 13ª edição, que baliza 22 anos de trajetória. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e correalizado pela Soama – Sociedade dos Amigos do Teatro Marília, o evento, de 20 a 29 de maio, contará com mais de 70 atrações, entre espetáculos nacionais e internacionais (de oito países) e atividades afins ao universo das artes cênicas, distribuídas em teatros, espaços alternativos e, claro, pelas ruas, praças e parques da capital mineira.
E é justamente num espaço aberto – a Praça da Estação – que a maratona terá início, com os franceses da Compagnie Off e o seu “Les Girafes, Opérette Animalière”. Um espetáculo na acepção do termo, com direito a muita música, efeitos especiais, atores e, claro, as girafas citadas no título: gigantes, vermelhas e articuladas.
Somando mais de duas décadas de existência, o FIT-BH configura-se como uma vitrine abrangente da produção local, nacional e internacional, bem como palco de incessante intercâmbio artístico, de reflexão e de formação de artistas e público. Neste ano, o conceito que norteou o eixo curatorial foi a resiliência, reforçando a ideia do teatro como espaço de resistência. No que tange aos espetáculos nacionais e internacionais, o trabalho curatorial foi desenvolvido por Eduardo Moreira, Diego Bagagal, Walmir José e Dayse Belico, que também assina a coordenação executiva do festival. Já a curadoria dos espetáculos locais reuniu Carloman Bonfim, Luiz Hippert e Sérgio Abritta.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, acrescenta que a edição 2016 também traz, em seu cerne, a ideia de resgate. “De um FIT-BH para a cidade, produzido por artistas desta cidade”. O diretor de Artes Cênicas e da Música da Fundação, Jefferson da Fonseca, destaca a vocação do evento como um “lugar de encontro, de aglutinação, acolhendo os diversos movimentos e inclinações das artes cênicas na contemporaneidade para, a partir daí, fornecer suporte a reflexões diversas, confirmando a arte como ferramenta de resistência, de força e, sobretudo, de diálogo”.
No tocante ao tema resiliência, Dayse Belico ressalva que essa diretriz não deve ser confundida, de modo algum, com acomodação. “É a resiliência no que diz respeito à capacidade de despertar, de superar, de sair do lugar. De transformação, provocação. Para mim, esse é o lugar do teatro”, resume ela, acrescentando que o próprio FIT-BH é um exemplo de resiliência.
DO MUNDO PARA BH
Na grade internacional, além do já citado “Les Girafes”, da Compagnie Off, há atrações de vários países: da Itália, Enzo Moscato mostra sua versatilidade em “Compleanno”, no qual homenageia o amigo e conterrâneo Annibale Ruccello, morto precocemente, aos 30 anos, em um trágico acidente; e em “Toledo Suíte”, um recital que alinhava temas de grandes nomes, como Bertold Brecht e Kurt Weill.
O espetáculo cênico-musical “Dakh Daughters Band”, da Ucrânia, é outra presença confirmada. No palco, as sete integrantes do Dakh Theatre exibem seus dotes vocais junto a vários instrumentos, e em várias línguas e mesmo dialetos. A Grécia adentra a cena com “Os Mercadores das Nações”, montagem do Opera Theatre, que adapta o romance de Alexandros Papadiamantis (1851 – 1911). Em foco, a disputa pelo controle do Mar Egeu e o coração partido da recatada Augusta.
A América Latina é representada por Chile e Argentina. Do primeiro país vem Rodolfo Meneses e seu Palhaço Tuga (Mimo Tugas), que traz a BH o espetáculo de rua “Con Su Permiso”, além de ministrar a oficina “Atuando na Rua... Sem Morrer no Processo”. Da Argentina, chega o Colectivo de Investigación Apacheta e seu “Mi Hijo Sólo Camina un Poco Más Lento”, texto do croata Ivor Martinic que tem como epicentro a aceitação do diferente.
Na grade internacional, o universo circense está contemplado com o francês Les Acrostiches, que traz à capital mineira “Le Cabaret des Acrostiches”, espécie de compilação do melhor de seu repertório. Já a Compagnie di Théâtre K, da França, apresenta “Uma Maria, Um José”. Do mesmo país, a atriz Esther Mollo, do Théâtre Diagonale, protagoniza “Mary’s Baby Frankenstein 2018”. O texto parte do clássico “Frankenstein”, de Mary Shelley, para questionar quais seriam, nos dias atuais, diante dos surpreendentes avanços da medicina genética e da estética, os “monstros” a serem gestados
O universo dos transgêneros é abordado em “The Gospel According Jesus, Queen of Heaven”, da performer e poeta escocesa Jo Clifford, que recorre ao evangelho para tentar combater preconceitos ainda vigentes na sociedade. De Portugal, chega a história de uma geração dividida entre partir (para outros países da Europa, em busca de uma melhor colocação profissional) ou permanecer (na terrinha): “O Meu País que o Mar Não Quer”. Nele, o grupo Casa da Esquina coloca a lupa sobre um novo êxodo, o de profissionais extremamente qualificados. O espetáculo parte de relatos pessoais e de testemunhos colhidos pelo ator, diretor e dramaturgo Ricardo Correia.
ESPETÁCULOS NACIONAIS
Uma cartela diversificada compõe a grade nacional do FIT-BH. Entre as atrações de rua, a dupla do Circo Amarillo (Brasil/Argentina) – Marcelo Lujan e Pablo Nordio – sob a direção de Domingos Montagner, traz “Clake”, que dá prosseguimento a uma pesquisa baseada na figura do chamado “palhaço musical”. De São Paulo, o Grupo Laje apresenta “Tropa”, que conta a história da vida do Capitão Nascimento, antes e depois de sua saída do Bope.
Entre os espetáculos de palco está “Abrazo”, aventura inspirada em “O Livro dos Abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, e encenada pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal, RN). A peça “Cinco Semanas em um Balão” (do grupo Sabre de Luz, de São Paulo), inspirada na obra de Júlio Verne, é uma atração destinada ao público infantil, enquanto “MundoMudo”, da Companhia Azul Celeste (São José do Rio Preto/SP), mira o público adulto, investigando a relação cultural entre o velho e o novo por meio dos valores difundidos na sociedade contemporânea.
O dramaturgo franco-uruguaio Sergio Blanco escreveu “Kassandra” como um monólogo que parte da personagem mítica, mas apresenta uma versão atualizada. No Brasil, a montagem da La Vaca Cia de Artes Cênicas (Florianópolis/SC), com direção de Renato Turnes, situa Kassandra (interpretada pela atriz Milena Moraes) como artista-performer de uma boate (na capital mineira, o palco escolhido foi o da Sayonara Night Club). A heroína troiana ressurge nos dias atuais, com seu inglês tosco de imigrante, para se desmitificar.
A mesma companhia também participa do festival com “UZ”, que flagra a cidade de mesmo nome, na qual os habitantes vivem em paz, guiados pelos ensinamentos da Igreja. Até que um belo dia, Grace, “a mais virtuosa dentre as mulheres”, escuta a voz de Deus, que ordena que ela mate um de seus filhos. Daí se desenvolve uma parábola tragicômica sobre as relações entre família, sociedade e religião.
ESPETÁCULOS LOCAIS
Temas que pautam inflamadas discussões na imprensa ou nas redes sociais e nas ruas permeiam os espetáculos da grade local do FIT-BH 2016. “Maxilar Viril”, da Maldita Cia de Investigação Teatral, por exemplo, propõe uma reflexão sobre temas atuais a partir da adaptação da obra “A História do Lagarto que Tinha o Costume de Jantar suas Mulheres”, de Eduardo Galeano. Questões relativas ao universo da mulher e seu papel na sociedade atual norteiam “Calor na Bacurinha”, do bando (que é como o grupo se reconhece) As Bacurinhas.
“À Tardinha no Ocidente”, do grupo Primeira Campainha, reconta a história política do país de uma maneira lúdica, a partir de brincadeiras de rua. O coletivo Os Conectores coloca o dedo em uma ferida aberta com “Rosa Choque”, que debate a violência contra a mulher sob um prisma original. “Real”, recente criação do Espanca!, reúne quatro histórias curtas, inspiradas em acontecimentos reais (um linchamento, um atropelamento, uma chacina policial e um movimento grevista). A grade se completa com “Migrações de Tennessee”, homenagem a Tennessee Williams, seus contos, poemas e peças, encenada pela Cia Absurda sob a direção de Eid Ribeiro.
Responsáveis pela seleção das atrações locais, os curadores Carloman Bonfim, Luiz Hippert e Sergio Abritta ressaltam que todos os selecionados trazem, em seu bojo, a abordagem de questões contemporâneas, urgentes, tanto sociais quanto políticas.
PROJETOS ESPECIAIS
A edição 2016 do FIT-BH aposta, na seção “Projetos Especiais”, na apresentação de espetáculos de grupos formados nas escolas de artes cênicas de Belo Horizonte. Assim, serão mostradas as peças: “A Queixa” (Trupe A Torto e a Direito, do Teatro Universitário da UFMG, direção de Fernando Limoeiro), “Nós de Nós” (Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, direção Eugênio Tadeu), “Máquina” (Miúda Cia, do Centro de Formação Artística e Tecnológica/Cefart, direção de Cláudio Dias), “Horror Vacui HAMLET” (Companhia Teatro Adulto da Escola de Teatro PUC Minas, direção de Cynthia Paulino), “Cama, Mesa e Banho” (Grupo Batatas e Carambolas, do Curso de Formação do Galpão Cine Horto, direção de Fábio Furtado e Camila Morena) e “Dom Quixote – O Cavaleiro do Sertão” (Escola Livre de Artes - ELA/Arena da Cultura, direção Válber Palmeira); bem como o espetáculo conjunto “Mínima Cena”, que reúne as montagens “Eles Fazem Parte da Legião Brasileira da Má Vontade?” (Escola Livre de Artes - ELA/Arena da Cultura), “Trainspotting” (Escola de Teatro PUC Minas), “Ventre Sem Umbigo” (Cefart) e “Ensaio de Uma Infância Medrosa” (Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG).
A seção também abarca atividades circenses, mini teatro lambe lambe, “Picnic Dionisíaco”, mostra de filmes e documentários, encontros performáticos, debates, oficinas, conferências e vivências, lançamentos de livros, conversas, intervenções cênicas, Campeonato Interdrag de Gaymada e um bota-fora no Viaduto Santa Tereza
A arte do encontro
"São muitas as vozes da cidade. Aqui, nas ruas, nas praças e nos palcos, elas se reinventam forma, cor e movimento. Um festival de todos os povos, em construção (sempre), para encontros na arte da troca e da (con)vivência. Diverso e recortado, é onde o efêmero se mostra para toda a vida. A cada edição, uma jornada - já são treze, em 22 anos de reflexões. Nesta, a resiliência. O Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) é força, é transformação. É a metrópole, com as agruras, diferenças e alegrias da sua gente. É espelho. É conversa. É o silêncio
que tudo diz. É o avesso que incomoda e que faz rir. Que provoca e faz crescer. É a comunhão do artista e da plateia. Um quintal para o mundo. Bem-vindo!"
Leônidas José de Oliveira
Presidente da Fundação Municipal de Cultura
Espetáculos de
Palco e Espaços Alternativos
Maxilar Viril
Maldita Cia de Investigação Teatral - Belo Horizonte/MG
21/05, às 19h
22/05, às 21h
Teatro Francisco Nunes
Obra cênica de ocupação que investiga o mito da violência na tragédia
contemporânea e propõe uma reflexão com referência nas Comissões da Verdade
constituídas na América Latina, especialmente as do Peru e do Brasil. Foi
construído a partir da transcriação do conto “História do lagarto que tinha o
costume de jantar suas mulheres”, do escritor, jornalista e pensador uruguaio
Eduardo Galeano, falecido ano passado.
Classificação: 16 anos
Duração: 80 min.
Direção e dramaturgia: Amaury Borges
Elenco: Elba Rocha, Lenine Martins e Amaury Borges. Músicos: Sérgio
Andrade, Admar Fernandes, Ricardo Passos
UZ
La Vaca Cia de
Artes Cênicas - Florianópolis/SC
21/05, às 16h e
21h
22/05, às 18h
Teatro Sesiminas
Os habitantes de UZ vivem em paz, guiados
pelos ensinamentos da Igreja. Até que um dia, Grace, a mais virtuosa entre as
mulheres, escuta a voz de Deus. Ele ordena que ela mate um de seus filhos. Para
cumprir essa sagrada missão, Grace não deixará pedra sobre pedra.
Classificação: 14
anos
Duração: 105 min.
Direção: Renato
Turnes
Autoria: Gabriel
Calderón
Elenco: Alvaro
Guarnieri, Elianne Carpes, lara Matos, Malcon Bauer, Milena Moraes, Rafael Orsi
de Melo, Thaís Putti, Wmarcão
Cinco Semanas em um Balão
Sabre de Luz Teatro - São Paulo/SP
21 e 22/05, às 16h
23/05, às 15h
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH
Dr. Fergusson, um cientista aventureiro,
seu amigo Dr. Kennedy, um explorador nada corajoso, e seu fiel criado, Joe,
partem em uma aventura pela África em busca de três tesouros perdidos, a bordo
de um balão. A travessia dura cinco semanas. Estes incansáveis exploradores
inventam mil e uma traquinagens para superar os desafios da viagem e aprendem,
durante o percurso, que nem todo tesouro do mundo é mais valioso do que uma
grande aventura!
Classificação: 7 anos
Duração: 50 min.
Direção: Joyce Salomão
Autoria: Joyce Salomão (Adaptação da obra
de Júlio Verne)
Elenco: Nino Belucci, Cristiano Salomão e
Joyce Salomão
O Meu País é o
Que o Mar Não Quer
Casa da Esquina - Portugal
21 e 22/05, às 20h
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH
Este espetáculo documental nasceu da estadia do ator Ricardo Correia
em Londres, e foi construído a partir dos testemunhos da nova onda de
emigrantes portugueses qualificados que tiveram de sair de Portugal em função
das medidas de austeridade adotadas pelo governo daquele país. Trata-se da
história de uma geração dividida entre partir ou ficar.
Classificação: 12 anos
Duração: 70 min.
Autoria e direção: Ricardo Correia
Elenco: Ricardo Correia, Filipa Malva e Johnatan de Azevedo
* Este espetáculo conta com o apoio da Casa da Esquina,
Câmara Municipal de Coimbra, República
Portuguesa Cultura e Direção Geral das Artes.
The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven
Queen Jesus Plays - Escócia
21, 22 e 23/05, às 21h
Museu Mineiro - Sala das Colunas
Escrito e representado pela lendária dramaturga, atriz e poetisa trans Jo Clifford e dirigido por Susan
Worsfold, este espetáculo único e extraordinário combina teatro com contação de
histórias, palavra falada e ritual. Um espetáculo humano, sagaz e amoroso em
que o pão é compartilhado, o vinho é bebido e as histórias familiares são
reinventadas por um Jesus transgênero.
Classificação: 16 anos
Duração: 55min.
Direção: Susan Worsfold
Autoria e atuação: Jo Clifford
* Este espetáculo
conta com a parceria do British Council e Creative Scotland
Uma Maria, Um
José
Compagnie di Théâtre K - França
21/05, às 21h
22/05, às 19h
Teatro de Bolso Sesc Palladium
A “Colônia”. De 1930 a 1985, mais de 60 mil pessoas morreram ali… No
meio deste desastre humano, dois sobreviventes, por algum milagre. Maria
Aparecida, cega, surda e muda, e José Marcelino se apaixonaram. Espetáculo
criado na França, baseado em história real ocorrida em Barbacena/MG.
Classificação: 12 anos
Duração: 70min.
Direção: Nathalie Grenat
Texto: Gérald Dumont
Elenco: Chantal Esso, Gérald
Dumont
* Este espetáculo
conta com o apoio do SESC/Vendas na bilheteria do SESC Palladium.
Migrações de
Tennessee
Cia Absurda - Belo Horizonte/MG
21/05, às 19h
22/05, às 20h
Galpão Cine Horto
É uma homenagem ao escritor Tennessee Williams, seus contos, poemas e
peças. Da atmosfera decadente e underground dos anos 30 emergem personagens e
situações que têm forte inspiração nas memórias e reminiscências do autor. O
espetáculo entrelaça as lembranças do escritor com cenas inspiradas em seu
universo temático para vislumbrar, nesses personagens obscuros e decadentes ,
uma humanidade profunda e luminosa.
Classificação: 12 anos
Duração: 100 min.
Direção e
dramaturgia: Eid Ribeiro
Elenco: Camila Morena, Cristiano Peixoto,
Juliana Martins, Fabio Furtado
Real
Espanca! - Belo Horizonte/MG
23/05, às 20h
24/05, às 18h
Teatro Francisco Nunes
Um linchamento, um atropelamento, um movimento grevista e uma chacina
policial. “Real”, criação do Espanca!, reúne quatro peças curtas, inspiradas em
acontecimentos reais que pertencem à memória recente das cidades brasileiras.
Cassificação: 16 anos
Duração: 120min.
Direção: Gustavo Bones e Marcelo Castro.
Autores: Byron O’neill, Diogo Liberano, Márcio Abreu e Roberto Alvim
Elenco: Alexandre de Sena, Allyson Amaral, Assis Benevenuto Vidigal,
Gláucia Vandeveld, Gustavo Bones, Karina Collaço, Leandro Belilo, Marcelo
Castro e Michele Sá
MUNDOMUDO
Cia Azul Celeste - São José do Rio
Preto/SP
23/05, às 21h
24/05, às 20h
25/05, às 18h
Teatro Alterosa
“MUNDOMUDO” investiga a relação cultural
entre o velho e o novo por meio dos valores difundidos na sociedade
contemporânea. Um mergulho que fala de homens pequenos aprisionados em um
espaço enorme, motivados por um jogo no qual a necessidade é a regra. Significa
o fim deste jogo, que se mantém como remedo do teatro passado, e vislumbra, na
devastação que lhe circunda, formas fantasmagóricas para um teatro futuro.
Classificação: 14 anos
Duração: 85 min.
Direção:
Georgette Fadel
Concepção: Jorge
Vermelho | Roteiro: Cíntia Alves
Elenco: Henrique
Nerys e Jorge Vermelho
Mi Hijo Sólo Camina Un Poco Más Lento
Colectivo de
Investigación Teatral Apacheta - Argentina
24/05, às 21h
Galpão Cine Horto
Branko sofre uma doença que o faz perder
a mobilidade a cada dia. Como viver essa situação no âmbito familiar? O que ele
pode fazer? O que podem fazer aqueles que o rodeiam? No meio dessa realidade,
aparecem frestas que trazem um novo ar.
Classificação: 14 anos
Duração: 75 min.
Direção: Guillermo Cacace
Autoria: Ivor Martinic
Elenco:Juan Tupac Soler, Paula Fernandez
Mbarak, Antonio Bax, Romina Padoan, Elsa Bloise, Luis Blanco, Clarisa Korovsky,
Aldo Alessandrini, Pilar Boyle, Gonzalo San Millán, Juan Andrés Romanazzi
Compleanno
Compagnia Teatrale Enzo Moscato - Itália
24/05, às 20h
25/05, às 19h
Teatro Marília
Dedicado à memoria de Annibale Ruccello, jovem dramaturgo italiano
tragicamente falecido em 1986, o texto desenvolve a dupla temática da ausência
e do delírio, interpretada como produções fantasmáticas que se materializam nas
palavras, nos sons e nos gestos, e focada em preencher a vacuidade da
existência. Ou do Teatro.
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min.
Direção e autoria: Enzo Moscato
Tradução: Anita Mosca - GTT/UFMG
Elenco: Enzo Moscato, Giuseppe Affinito
Este espetáculo conta com o apoio
do Consulado da Itália/BH, Instituto Italiano de Cultura/SP e da UFMG.
Kassandra
La Vaca Cia de
Artes Cênicas - Florianópolis/SC
24, 25 e 26/05,
às 21h
Sayonara Night
Club
Versão atualizada e transgressora do mito
grego de Kassandra, princesa de Troia, que transformou seu corpo e se tornou
uma guerreira do sexo. O texto do dramaturgo franco-uruguaio Sergio Blanco foi
criado para ser encenado em espaços não convencionais e em um inglês
rudimentar. Na montagem brasileira, a peça se passa em uma casa de shows e a
personagem é uma performer.
Classificação: 18 anos
Duração: 60 min.
Direção: Renato Turnes
Autoria: Sergio Blanco
Elenco: Milena Moraes
Calor na
Bacurinha
Bacurinhas - Belo Horizonte/MG
25/05, às 20h
26/05, às 19h
Galpão Cine Horto
Calor na Bacurinha. Saga “carnavandalizada melitintante de mulheres
autênticas”. Desde a lábia minora de meu próprio bordado passando por um gineceu
arrombado pelo tanque de meus lençóis manchados até a terceira onda, onde meus
indicadores (que não apontam pra ninguém) junto de meus polegares opositores se
unem pra cantar.
Classificação: 18 anos
Duração: 70 min.
Direção: Marina Viana
Autoria: As Bacurinhas
Elenco:
Cecilia Silva Corgosinho, Ana Reis, Anaís Della Croce, Fernanda
Rodrigues, Idylla Silmarove, Ju Abreu, Maíra Baldaia, Michelle Sá, Rafael Lucas
Barcelar
Toledo Suite
Compagnia Teatral Ana e Enzo Moscato - Itália
27/05, às 20h
28/05, às 19h
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Enzo Moscato
ator, cantor, diretor e dramaturgo italiano
interpreta, acompanhado por músicos ao vivo, letras e trechos de própria
autoria com citações de Brecht, Duras, Viviani, Weill, Taranto, Gill, Reed, num
percurso musical culto, popular e refinadíssimo criado pelo musicólogo Pasquale
Scialò. “Toledo Suite” é um recital caracterizado por intensas e sugestivas
emoções obtidas graças também às imagens cênicas de Mimmo Paladino.
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min.
Dramaturgia e atuação: Enzo Moscato
Tradução: Anita Mosca - GTT/UFMG
Elenco: Enzo Moscato, Claudio Romano (violão), Paolo Sasso (violino) e
Paolo Cimmino (percussões).
Este espetáculo conta com o apoio
do Consulado da Itália/BH, Instituto Italiano de Cultura/SP e da UFMG.
Dakh Daughters Band - Freak Cabaret
Dakh Theatre - Ucrânia
26 e 27/05, às 22h
28/05, às 19h
Teatro Bradesco
O espetáculo promete uma viagem incrível,
cheia de emoção, beleza e raiva; um concerto punk em forma de poema. A trupe se
permite diversas fantasias, como a mistura de rap francês com melodias
tradicionais ucranianas e ritmos orientais como darbuka. Não há tabus com as Dakh Daughters, nada é sagrado, tudo
é permitido. Parecem ter o objetivo comum de exaltar a arte por meio da
política — ou seria o contrário?
Classificação: 10 anos
Duração: 80 min.
Direção: Vladislav Troitskyi
Elenco: Ruslana Khazipova, Tanya Havrylyuk, Solomia Melnyk, Anna
Nikitina, Natalia Halanevych, Zo
Abrazo
Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare -
Natal/RN
27/05, às 19h
28/05, às 17h
29/05, às 19h
Teatro Francisco Nunes
“Abrazo” é uma obra voltada para o
público infantojuvenil, mas que pode ser assistida por crianças e adultos de
todas as idades. Num lugar em que não é permitido abraçar, personagens
atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão,
exílio e, por que não, de afeto e liberdade. O espetáculo não verbal conta com
a música especialmente composta para a cena e com vídeo de animação para narrar
essa aventura inspirada em "O Livro dos Abraços", de Eduardo Galeano.
Classificação: Livre
Duração: 55 min.
Direção: Marco França
Autoria: César Ferrário
Elenco: Camille Carvalho, Eduardo Galvão
e Paula Queiroz
Οι έμποροι των εθνών (Os Mercadores das Nações)
Opera Theatre Company - Grécia
27/05, às 19h
28/05, às 17h e 20h
Teatro Alterosa
Baseado num romance do século 19, “Os Mercadores das Nações” tem lugar
em 1199, quando os mercadores venezianos e os piratas genoveses lutam pela
conquista das ilhas Cyclades, dirigidos por arbitrariedade e egoísmo – esse é o
cenário onde se desenvolve a paixão de Augusta. Ela abandona seu marido para
seguir um conde veneziano, criando assim seu próprio caminho até a morte. A
narração no palco se dá através da fala, música, canto, movimento, gestos e
tecnologia multimídia.
Classificação: 15 anos
Duração: 90 min.
Direção: Ro Thodoris Abazis
Autoria: Alexandros Papadiamantis
Elenco: Konstantinos Avarikiotis, Kostas Vassardanis, Georgina
Daliani, Nestoras Kopsidas, Nefeli Maistrali, Danai Saridaki. Músicos: Iakovos
Pavlopoulos e Sofia Efkleidou
* Este espetáculo
conta com o apoio do Onassis Cultural Centre - Athens
Mary's Baby - Frankenstein 2018
Théatre Diagonale
- França
27/05, às 20h
28/05, às 22h
29/05, às 17h
Cine Theatro Brasil Vallourec
É uma viagem ao labirinto do
espírito de uma Mary Shelley moderna à procura do Monstro. Uma performance solo
onde corpo, imagens, som e texto são os ingredientes de uma escrita
dramatúrgica plural. Atualmente, a fabricação do ser humano imaginada por Mary
Shelley é uma realidade científica. O que ela poderia sonhar hoje, em uma
sociedade na qual o corpo se tornou a terra de fantasias e manipulações sem
limites?
Classificação: 12 anos
Duração: 60 min.
Texto: Ricardo Montserrat
Direção e atuação: Esther Mollo
* Este espetáculo conta com o apoio do Institut Français e
da Prefeitura de Lille/FR
Rosa Choque
Coletivo Os Conectores - Belo Horizonte/MG
28/05, às 20h
29/05, às 19h
Galpão Cine Horto
Colocar-se no lugar do outro. Misturar as cores, os tons.
Confrontar-se. O choque não é de mulheres contra os homens. O choque é contra
um pensamento que limita a liberdade humana, mas, principalmente, as mulheres.
O choque – sem violência – é para que haja o encontro.
Classificação: 16 anos
Duração: 55 min.
Direção: Cida Falabella
Dramaturgia: Assis Benevenuto e Marcos Coletta
Concepção e atuação: Cris Moreira e Guilherme Théo
Espetáculos de
Rua
Les Girafes, Opérette Animalière
Compagnie Off -
França
20/05, às 21h -
Praça da Estação
22/05, às 16h30
- Praça Geralda Damata Pimentel (Nova Praça da Pampulha)
Um comboio de girafas passa graciosamente
movimentando seus pescoços flexíveis. O diretor do circo toca o tambor, bate os
pratos e imagina suas girafas pulando chamas de fogo em círculos. Sua jovem
esposa, uma Diva, segue cantando e se integra ao comboio, resultando em uma
harmonia lírica perfeita. Com um tom de circo e teatro, o comboio segue
radiante, contemplando a cidade.
Cortejo
Duração: 90 min.
Classificação:
Livre
Direção e
autoria: Philippe Freslon
Elenco:
Philippe Freslon,
Pierre Allias, Gilles Bara, Alexia Eloy, Caroline Forestier, Sébastien
Lafargue, Christian Lambese, Béatrice Moreno, Laurent Richefort,
Sylvestre Perrusson, Irina
Tiviane, Aurélien Trillot, Roland Ventura, Emmanuel Raoul, Eric Herdalot,
Johanna Rebolledo-marin, Johann Elain, Vaissa Favereau-forestier, Karl Rouille
e Hervé Guinouard.
* Compagnie Off é subsidiada pelo Ministère de la Culture /
DRAC Centre-Val de Loire, Région Centre-Val de Loire, a cidade de Tours e a Agglomération
Tour(s)plus.
Con Su Permiso
Tuga Intervenciones - Chile
21/05 e 22/05, às 11h - Pça Duque de
Caxias e 16h - Pça Liberdade
24/05, às 15h - Av. Augusto de Lima (em
frente ao Mercado Central)
26/05, às 15h - Praça da Liberdade
Tuga é um personagem atípico.
Vive em outro planeta, onde a luz vermelha do semáforo e a polícia não são
autoridade. Ignorando o tráfego, sobe em veículos, some com uma passageira,
aparece sobre o capô de um caminhão… Não é um perturbador, é um curioso, um ser
estranho e mágico. Tuga, o agitador da rua, é todo um mundo!
Classificação:
Livre
Duração: 50 min.
Direção, autoria
e atuação: Rodolfo Meneses
Tropa
Grupo Laje - São Paulo/SP
23/05, às 16h - Viaduto Santa Tereza - embaixo
24/05, às 16h - Praça da
Savassi - Rua Pernambuco entre Getúlio Vargas e Tomé de Souza
25/05, às 15h - Parque Municipal - Em frente ao Teatro Francisco Nunes
O espetáculo conta a história da
vida do Capitão Nascimento, antes e depois de sua saída do BOPE. A peça é
inspirada nos filmes "Tropa de Elite 1" e "Tropa de Elite
2". Três atores encenam a história em uma plataforma de um metro de
largura por 90 cm de profundidade. Os corpos dos atores são os maiores meios de
comunicação dessa história, já que não há uso de música, cenário, adereços e iluminação.
Classificação: 12 anos
Duração: 38 min.
Direção: Joana Barbosa
Dramaturgia: Joana Barbosa, Paulo Candusso, Rodrigo Veloso.
Elenco: Allan Benatti, Paulo Candusso, Rodrigo Veloso
Le Cabaret des
Acrostiches
Les Acrostiches - França
25/05, às 15h - Praça Sete
26/05, às 11h e às 15h - Parque das Mangabeiras - Teatro de Arena
27/05, às 15h - Barragem Santa Lúcia
Por serem artesãos, eles criam espetáculos cheios de poesia e ousadia,
nos quais seus corpos e palavras se entrelaçam em pura harmonia. Números de
técnicas de alta precisão são realizadas em um contexto de inconstância e o
público tem a impressão de que algo não está bem. Uma vasta gama de habilidades
circenses inclui acrobacia e malabarismos, juntamente com canto, comédia,
palhaços e música ao vivo.
Classificação: 5 anos
Duração: 65 min.
Direção: Christian Coumin
Autoria:
Christian Coumin, Philippe Copin, Michel Navarro, Jean-Philippe Cochey-Cahuzac
and Christophe Leseure.
Elenco: Philippe Copin, Christophe
Leseure, Guillaume Montels, Minchel Navarro, Kimberly Montels
*Este espetáculo conta com o
apoio do Institut Français e da Prefeitura de Toulouse
À Tardinha no Ocidente
Primeira Campainha - Belo Horizonte/MG
28/05, às 16h - Praça Duque de Caxias
29/05, às 16h - Praça da Liberdade
Brasil, 2014. Ana, Rê, Mona, Dita e Tops
se encontram para jogar bola na rua, depois da “Ave Maria” na Igreja e antes de
tocar o “Guarani” no rádio. A brincadeira, vez ou outra, parece até a história
do Brasil. Uma comédia anarquista na rua. Uma opereta republicana no meio da
praça. Um infantil monárquico em frente à igreja. Uma paródia ditatorial diante
do povo. Uma canção utópica no fim da tarde.
Classificação: Livre
Duração: 60 min.
Direção: Byron O`Neall, Dayane Lacerda,
Denise Lopes Leal, Mariana Blanco, Marina Arthuzzi e Marina Viana.
Autoria: Marina Viana
Elenco: Byron O`Neall, Dayane Lacerda,
Denise Lopes Leal, Mariana Blanco, Marina Arthuzzi e Marina Viana.
Clake
Circo Amarillo - Argentina/Brasil
28/05, às 16h – Teatro Raul Belém Machado
29/05, às 10h - Praça JK e às 16h -
Viaduto Santa Tereza
Clake é um espetáculo cômico que acentua
o trabalho da dupla Marcelo Juan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos
musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem
contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria cômica física e
musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o
público de todas as idades.
Classificação: Livre
Duração: 60 min.
Direção: Domingos Montagner
Autoria: Circo Amarillo
Elenco: Marcelo Juan, Pablo Nordio
PROJETOS ESPECIAIS
Apresentações gratuitas dos espetáculos dos grupos das escolas de
Artes Cênicas de Belo Horizonte. Retirada de senha 30 minutos antes das sessões
nos locais.
A Queixa
Trupe a Torto e a Direito - Teatro Universitário da UFMG
21/05, às 16h - Teatro Raul Belém Machado
22/05, às 16h - Parque Municipal - Pista de Patinação
Usando a linguagem do boneco popular brasileiro, o Mamulengo, “A
Queixa” conta, de maneira humorada, uma história conhecida por todos nós: a
violência contra a mulher cometida por ex-namorados e parceiros. Rosinha é
violentada pelo seu ex-noivo alcoólatra que não aceita o término do
relacionamento e quer obriga-la a retomar a relação. Resta-nos saber se ela
usará ou não dos direitos que lhe são garantidos através da Lei Maria da Penha.
Classificação: Livre
Duração: 45min.
Direção e dramaturgia: Fernando Limoeiro
Elenco: Bárbara Flor, Didi
Moreira, Gabriel Coupe, Helena Marques, Júlia Raffo, Laura Cerqueira, Max
Hebert, Miguel da Matta, Thiago Queiroz
Nós de Nós
Prática de Criação Cênica A – 2015/2 – Escola de Belas Artes da UFMG
22/05, às 18h e 20h - Teatro Marília
O que se guarda ou o que se esvai, de alguma forma permanece por meio
de seu rastro, cheiro, som, marcas ou saudade. As cenas da montagem se
mesclaram no decorrer do processo, mudando de sujeito, cor e som e
integrando-se ao roteiro final do trabalho. Em "Nós de Nós", cada um
com sua história, seu gesto, sua voz, seu tom, levou algo de si para o tecido
que, aos poucos, se mostrou estampado à frente do grupo e que agora é
compartilhado com o público.
Classificação: 12 anos
Duração: 60min.
Direção: Eugênio Tadeu
Autoria: o grupo
Elenco: Aline Nogueira, Bruno Maracia, Cristiano Elias, Eduardo
Iunes, Emmanuelle Almeida, Gislaine Reis, Gefter Rayan, Guilherme Diniz,
Isabella Assis, Lira Ribas, Luciana Veloso, Michele Bernardino, Nayra Carneiro,
Rikelle Ribeiro, Sitaram Custódio, Thiago Rosado e Tiago Mazzoni
“máquina”
Miúda Cia. - Centro de Formação Artística e Tecnológica - CEFART
Dia 25/05, às 18h e 21h - Sala Ceschiatti
Ambientada em Portugal, “máquina” conta a história de Silva, um senhor
que, após o falecimento da esposa Laura, se muda para o lar Feliz Idade. Lá,
Silva e os outros moradores, pertencentes a uma geração que viveu a ditadura de
Salazar, são afetados pelas lembranças do passado, além de entrar em um
constante diálogo do corpo com a morte e a vida. No cenário, prevalência da cor
branca e técnicas que remetem às mudanças de funcionalidade do corpo durante a terceira
idade.
Classificação: 14 anos
Duração: 110 min.
Direção: Cláudio Dias
Autor: Adaptação do texto “A Máquina de Fazer Espanhóis”, de Valter
Hugo Mãe
Elenco: Babú Pereira,
Carolina Cândido, Diego Roberto, Éder Reis, Flor Barbosa, Natália Pereira, Marina
Tadeu, Priscilla Zopelaro, Ramon Brant, Tom Castro e Vanessa Machado
Horror Vacui
Hamlet
Cia. Teatro Adulto – Escola de Teatro da PUC Minas
26/05, às 15h e 20h - Teatro Marília
O Rei da Dinamarca é envenenado. Seu filho, o príncipe Hamlet, planeja
vingar o assassinato do pai enquanto reflete sobre o real sentido da existência
humana. Para celebrar os 400 anos da morte de William Shakespeare
(23/04/1564-23/04/1616), o ator Luiz Arthur encara o mais
célebre herói criado pelo bardo inglês, ao lado de 13 atores que se
dividem entre as personagens da trama e um coro de caveiras que comenta a
ação.
Classificação: 12 anos
Duração: 135 min.
Direção: Cynthia Paulino
Autoria: dramaturgia de Cynthia Paulino a partir da obra “Hamlet”, de
William Shakespeare, com tradução de Millôr Fernandes e palavras de “Assim
Falou Zaratustra”, de Friedrich Nietzsche
Elenco: Ana Laura Justino, Bruna Sousa, Bruno Luiz, Gra Bohórquez,
Gustavo Ramos, Luiz Arthur, Luiz Drumond, Pipa Cavalcanti, Rafael Claret,
Samara Martuchelli, Thales Braga, Tomás Sarquis
Cama, Mesa e
Banho
Grupo Batatas e Carambolas - Curso de Fomação do Galpão Cine Horto
27/05, às 20h - Teatro Marília
“Cama, Mesa e Banho” é uma montagem baseada em três contos de Nelson
Rodrigues: “Casal de Três”, “Marido Sanguinário” e “O Abismo”. Os contos falam
de histórias de relacionamentos repletas de tabus que, ao se desenrolarem,
mostram a realidade tragicômica do universo rodrigueano. Criado sobre o
conceito da mímese corpórea, o espetáculo mostra situações escritas na década
de 60, mas que são completamente condizentes com os dias de hoje.
Classificação: 14 anos
Duração: 50 min.
Direção: Fábio Furtado e Camila Morena
Autoria: Nelson Rodrigues
Elenco: Elenco: Raquel Pessoa, Yuri D’Agostinni, Tiago Carneiro, César
Macedo, Natanael Braga Marina Martins
Mínima Cena
Escola Livre de Artes (ELA) – Arena da Cultura, PUC Minas, CEFART,
UFMG e Teatro Universitário
28/05, às 19h - Teatro Marília
Classificação: 16 anos
Duração: 95 min.
Eles Fazem Parte
da Legião Brasileira da Má Vontade?
Escola Livre de Artes (ELA) - Arena da Cultura
Um coletivo teatral formado por adolescentes da Vila Santa Rita,
periferia de Belo Horizonte, distante 25 km do centro da cidade, avalia, numa
cena curta, suas experiências e os princípios éticos do mundo em que vivem, e
que os colocam em atrito com seus sonhos.
Duração: 25 min.
Direção: Shirley Rodrigues, Diego Ávila
Autoria: Criação Coletiva
Elenco: Gabriela Gonçalvez, Luís Henrique, Sabrina Dourado, Victor
Rocha, Diego Ávila, Shirley Rodrigues
Trainspotting
PUC Minas
“Trainspotting” descreve a desintegração de um grupo de amigos cuja
obsessão por drogas e atos de agressão os conduz à inexorável auto-destruição.
Uma história que não poderia ser mais contemporânea, crítica e engraçada. Nem
mais surdamente cruel.
Duração: 5 min.
Adaptação e direção: Luiz Arthur, livre adaptação do roteiro
cinematográfico de John Hodge
Elenco: Ana Laura Justino, Gra Bohórquez e Thales Braga.
Ventre Sem Umbigo
Centro de Formação Artística e Tecnológica - CEFART
Uma mulher sentada no vaso conversando com uma galinha. Engraçado?
Constrangedor? Íntimo? Feio? Exposto? Sensual? Agressivo? Ah, o motivo? Esse
não importa. Um diálogo surdo se estabelece, as marcas de uma experiência não
são invisíveis. É urgente, é sem vergonha, sem tabu. É um aborto!!! O que é ser
mulher nesse mundo totalitário. O que querem dizer quando dizem mulher?
Duração: 15 min.
Direção: Sammer Lemos
Autoria e atuação: Marina Tadeu
Ensaio de uma
Infância Medrosa
Escola de Belas Artes da UFMG
... é uma proposta cênica de caráter intimista...
Duração: 20 min.
Direção e atuação: Diego Poça
Autoria: Diego Poça, Paulo Oliveira
Dom Quixote
Escola Livre de Artes (ELA) - Arena da Cultura
29/05, às 16h - Teatro Marília
Um velho sertanejo, tomado pelos ideais dos livros de cavalaria, parte
em busca de aventuras e do amor. O amor tem um nome: Dulcinéia. Deslocado no
espaço, ele deixa as terras de Espanha e emerge no sertão roseano num tempo
impreciso e nele perambula sonhando atos que o façam digno do amor de sua dama.
Um coro de lavadeiras canta músicas populares e dá vida a vários personagens.
Classificação: Livre
Duração: 80 min.
Direção e autoria: Valber Palmeira
Elenco: Carminha Almeida, Cristina Prímola, Lu Viana, Maria da Glória
Emediato, Marta lima, Nair Silva, Rê Tristão, Romilda Show. Atores convidados:
Milena Trindade, Ronaldo Queiroz. Alunos atores convidados: Gabriel Castro,
Luiz Octávio Aragão, Clarice Carvalho
Projetos Especiais
Oficinas e
workshops
Atuando
na rua... Sem morrer no processo
23 a 26/05, das 8h às 13h - Centro de
Referência da Juventude
Oficina de intervenção cênica de rua
ministrada pelo Palhaço Tuga (Rodolfo Meneses - Chile), para artistas e
estudantes de artes cênicas inscritos previamente.
As
girafas invadem BH
18 e 19/05, das 14 às 18h - Centro de
Referência da Juventude
Oficina de montagem e manipulação dos
bonecos para o espetáculo “Les Girafes” (França), em parceria com Cia Off, para
estudantes das escolas de teatro participantes do Festival, selecionados previamente.
Escritas
coletivas – do pensamento à realização
23 a 29/05, manhãs e tardes - CEFART e
Centro de Referência da Moda
Oficina de dramaturgia em parceria com a
FCS/CEFART ministrada pelos membros do Théâtre du Phare (França), destinada a
integrantes de grupos de artes cênicas locais, selecionados previamente.
Workshop
Stanislavski e o trabalho do ator ou o
sistema em ação*
Com Elena Vássina (SP/Rússia)
27/05, das 14 às 17h
28/05, das 10h às 13h
Sesc Palladium - Sala Multiuso
Apresenta aos profissionais e estudantes de
teatro e público interessado uma visão histórica e teórica sobre o sistema de
Stanislavski, a revolução estética e os desdobramentos do seu legado no teatro
atual.
Workshop
Stanislavski e dramaturgia contemporânea*
Com Aimar Labaki (São Paulo/Brasil)
28/05, das 14h às 17h
29/05, das 10h às 13h
Sesc Palladium - Sala Multiuso
Reflexão e busca das condições para uma
produção artística que dê espaço para o inconsciente/espírito por meio de uma
técnica plenamente desenvolvida. Qual a relação do exercício da escrita
dramatúrgica hoje com os temas e procedimentos de Stanislavski? Mapear o
caminho e refletir sobre seu desenvolvimento é o objetivo desse curso.
Workshop de voz*
Com Susan Worsfold
24 e 25/05, das 9h às 17h - Teatro Raul Belém
Machado
Workshop prático de voz por meio de textos
de Shakespeare explorando a respiração, corpo e voz.
*Inscrições prévias pelo site
www.fitbh.com.br
Conferência e
Palestras
O esquizodrama e o
trabalho com grupos nas políticas públicas
Conferência
com Gregório Baremblitt seguida de vivência
Fundação
Gregório Baremblitt - Instituto Félix Guattari
22/05,
às 10h, Teatro Francisco Nunes
Teorias
e técnicas de grupos sob a ótica da Análise Institucional, da Esquizoanálise e
do Esquizodrama que propiciam a articulação de indivíduos, grupos e coletivos
nas políticas.
Lançamento
de Livros
A
arte e a cidade – lugares e expressões teatrais de belo horizonte
Dia
26/05, às 19h - MIS Cine Santa Tereza
Organizadores: Françoise Jean de Oliveira
Souza, Glória Reis, Leônidas José de Oliveira
Degolarratos
Autor: Enzo Moscato
Tradudora: Anita Mosca (GTT – Grupo de
Tradução de Teatro/FALE-UFMG)
27/05, às 18h - Centro de Referência da
Moda
Stanislavski
- vida, obra e sistema
Autores: Aimar Labaki e Elena Vássina
27/05, às 18h - Centro de Referência da
Moda
Seminário –
Conversa em dois atos
Reflexões intercaladas com a participação
de atores, diretores, professores e produtores de teatro presentes no Festival.
Uma prática para além do discurso, construída pelo diálogo e debate acerca do
fazer teatral e suas ramificações.
Os encontros serão realizados no Centro de
Referência da Moda, das 14h às 18h. Confira a organização das mesas e
convidados no site.
Crítica
teatral, de Bárbara aos blogs
Dia 23/05
O papel hoje da crítica especializada, a
perda de espaço na imprensa, a preparação dos críticos e o aprofundamento de
suas reflexões, a cena dos blogs especializados, a experiência de intercâmbio
com outros olhares sobre a arte da cena.
Escola e mercado
Dia
24/05
A
influência das escolas de teatro na formação de público e de mercado de
trabalho e o seu papel na formação e criação de um ambiente para pesquisa e
reflexão.
O
papel dos festivais nas políticas públicas para as artes cênicas
Dia 25/05
As políticas públicas, suas relações com o
setor e o papel dos festivais nesse contexto hoje.
Pensar
e fazer o coletivo: a experiência dos grupos
Dia 26/05
Experiências distintas de teatro de grupo,
dos mais antigos aos mais recentes, os diferentes modelos e formas de criação coletiva,
tipos de financiamentos, tipos de repertórios, a importância de seus espaços
próprios e intercâmbios.
Os destinos do
texto cênico: palavra falada e impressa
Dia
27/05
Diálogo
entre dramaturgos e editores sobre a necessidades de publicação de dramaturgia,
a importância da publicação de textos para o desenvolvimento da pesquisa e
criação, a escrita criativa.
Dramaturgia
corporal
Dia 28/05
Diálogos entre dramaturgia e movimento
corporal expressivo; a criação de uma escritura corporal em uma cena sem
palavras; partituras de ações para tessitura de um texto físico não
necessariamente linear, mas que pode enfatizar um jogo cênico. O corpo como
protagonista na atuação e improvisação.
E mais...
Circo Atiares
Teatro
Raul Belém Machado
Embaixo da lona do Circo Atiares, a
participação de artistas de vários circos itinerantes, como o Circo do
Moisés - o Rei do Pedal, Fantástico Circo Show, Kalahary, Coliseu de Roma,
Circo Nacional do Garrafinha e Atiares, além de várias trupes de palhaços, como
Associação Pano de Roda, Trupe Gaia, Circo Irmão Dourado e vários outros
artistas convidados.
Visita
De
20 a 29/05
Mini-teatro lambe lambe em apresentações itinerantes.
Criação,
manipulação e narração de Cynara Bruno.
Uma boneca Abayomi mora dentro de uma caixa
de costura e para driblar a monotonia de morar sozinha dentro desta caixa,
resolve então transformar o seu "quarto" no melhor lugar do mundo!
Banca
da Javali
21 a 29/05 - Foyer do Teatro Francisco
Nunes
Banca de livros da Editora Javali,
responsável pela publicação de peças teatrais, textos teóricos sobre teatro e
temas relacionados.
Cena Vestida
21
a 29/05 - Foyer do Teatro Francisco Nunes
Estande
de roupas criadas a partir das fotos de espetáculos de artes cênicas. O projeto
é fruto de uma parceria entre o fotógrafo Guto Muniz, criador e administrador
do site Foco in Cena e a figurinista, estilista e modelista Silma Dornas,
proprietária da etiqueta “Silma no Brasil”.
Mostra MIS/FIT
25
a 29/05, às 20h - MIS Cine Santa Tereza
Exibição
de filmes e documentários sobre a interface entre o teatro e as artes visuais.
Confira
programação no site www.fitbh.com.br
PicNic Dionisíaco
Dia
21/05, às 10h - Parque Municipal
Encontro
performático entre estudantes das escolas de graduação, profissionalizantes e
de ensino livre de teatro.
Lançamento
de documentário “Ronaldo por favor”
23/05, às 20h - Teatro Marília
Documentário em homenagem a Ronaldo Brandão.
Direção: Vera Fajardo
Encontro
com programadores
27/05- Teatro Francisco Nunes
Das 9h às 10h - Apresentação do projeto de
residência em parceria com o CEFART - Centro de Formação Artística e
Tecnológica/Fundação Clóvis Salgado, Aliança Francesa de Belo Horizonte,
Institut Français Brasil, Embaixada da França no Brasil e Théâtre du Phare
(França).
Das 10h30 às 12h - Encontro entre grupos,
programadores e produtores.
OlimPiadas
28/05, das 10h às 12h e das 13h às 15h -
Parque Municipal
Intervenções e jogos cênicos com Léo
Ladeira
Campeonato
Interdrag de Gaymada
28/05, das 15h às 18h - Parque Municipal
Brincadeira esportiva baseada no
tradicional jogo de queimada que busca valorizar a diversidade.
Último Ato
29/05, das 9h às 17h - Viaduto Santa Tereza
Ocupação
de encerramento composta por atividades diversas que vão colorir o viaduto
durante todo o dia.
Nos porões da
Loucura
Evento
realizado pelo Sesc Palladium dentro da programação “De mãos dadas...arte e
loucura” com retirada de senhas uma hora antes das atividades.
Curta
metragem “Em Nome da Razão”
24/05, às 17h – Sesc Palladium – Espaço
Multiuso
Exibição da primeira versão remasterizada
do curta metragem.
Direção: Helvécio Ratton
Debate
- Arte e Loucura
24/05, às 17h30 - Sesc Palladium – Espaço
Multiuso
Participantes – Hiran Firmino, Luiz Paixão,
Stella Goulart (UFMG e PASME), Ernesto Venturini (Psiquiatria democrática
italiana), Ana Marta Lo Bosque (Rede de Saúde Mental de BH), Helvécio Ratton
Lançamento
livro “Nos porões da loucura”
24/05, às 19h - Sesc Palladium - Foyer
Autor: Hiram Firmino
Lançamento da terceira edição desse livro
que traz uma série de reportagens do Jornal Estado de Minas, do ano de 1979,
que revelaram o horror vivido pelos pacientes portadores de sofrimento mental
dependentes do sistema público de saúde. Ganhador do Prêmio Esso, foi decisivo
para a luta anti manicomial e a reforma psiquiátrica.
Espetáculo
“Nos porões da loucura”
24/05, às 20h - Grande Teatro Sesc
Palladium
Classificação: 16 anos
Direção: Luiz Paixão
Dramaturgia (adaptação): Pedro Paulo Cava
Elenco: Alberto
Tinim, Anaís Della Croce, Antônio Rodrigues, Carlos Henrique Silva, Nanda
Freitas, Luiz Gomide, Marco Zerlotini, Mariana Bizzotto e Meibe Rodrigues
Ingressos
R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Locais de venda
Mercado das Flores/Posto da Belotur
Av. Afonso Pena, 1.055, esquina com R. da
Bahia.
Segunda a sábado, das 10h às 19h.
Domingos, das 13h às 18h.
Bilheteria dos teatros
Os ingressos serão vendidos 1 hora antes
de cada sessão, de acordo com a disponibilidade.
Internet
A compra deve ser efetuada até 4 horas
antes de cada sessão.
Será cobrada taxa de serviço.
O voucher da compra virtual deve ser
apresentado para troca pelo ingresso na bilheteria do teatro, até 30 minutos
antes do início da sessão.
Venda com Cartões
Cartão de Débito de todas as bandeiras
Vale Cultura, bandeira Alelo
Meia-entrada
Estudantes
com Carteira de Identificação Estudantil (CIE) válida e expedida pelas
entidades previstas em lei,com validade ate 31 de março de 2017.
Menores
de 21 anos e maiores de 60 anos.
Pessoas
com deficiência.
Estudantes
de escolas de artes de Belo Horizonte, devidamente identificados.
Atenção: O comprovante que garante a meia entrada deverá ser apresentado
no ato da compra e na entrada do teatro, inclusive para ingressos adquiridos
pela web.
Importante
Confira
seu ingresso no ato da compra, pois não haverá possibilidade de troca ou
devolução de dinheiro
A
entrada será por ordem de chegada, sem lugar marcado.
O
ingresso é garantido para o espetáculo e a sessão (dia e horário) assinalados
nele.
Observe
o horário, não será garantida a entrada após o inicio do espetáculo.
Observe
a classificação etária do espetáculo.
Ficha Técnica
Prefeito
de Belo Horizonte
Márcio
Araújo de Lacerda
Presidente
da Fundação Municipal de Cultura
Leônidas
José de Oliveira
Diretoria
das Artes Cênicas e da Música
Jefferson
da Fonseca Coutinho
Chefia
de Departamento de Promoção das Artes
Mariana
Lacerda de Almeida
Presidente
da Sociedade dos Amigos dos Espaços Cênicos do Município de Belo Horizonte -
SOAMA
Sula
Kyriacos Mavrudis
Curadoria
dos Espetáculos Nacionais e Internacionais
Dayse Belico, Diego Bagagal, Eduardo Moreira, Walmir José
Dayse Belico, Diego Bagagal, Eduardo Moreira, Walmir José
Curadoria
dos Espetáculos Locais
Carloman Bonfim, Luiz Hippert, Sérgio Abritta
Carloman Bonfim, Luiz Hippert, Sérgio Abritta
Coordenação
Executiva
Dayse Belico
Dayse Belico
Coordenação
de Produção
Ana Luísa Freire
Ana Luísa Freire
POP
Produções Artísticas
Coordenação
Financeira
Rosy Costa - Rosy Costa Contas & Pontos Culturais Ltda
Rosy Costa - Rosy Costa Contas & Pontos Culturais Ltda
Pool
Pré-Produção
Alexandre Chei, Beto Plascides, Charles Telles, Cris Gil, Fernanda Gomes, Tiago Sgarbi
Alexandre Chei, Beto Plascides, Charles Telles, Cris Gil, Fernanda Gomes, Tiago Sgarbi
Relações
Internacionais
Akis Telemacu, Amanda Dias leite
Akis Telemacu, Amanda Dias leite
Assessoria:
Ana Amélia Cabral
Produção
Geral
Alexandre Chei, Beto Plascides, Cris Gil, Fernanda Gomes, Gustavo Matos
Alexandre Chei, Beto Plascides, Cris Gil, Fernanda Gomes, Gustavo Matos
Assistentes:
Geraldo Peninha, Joyce Cordeiro, Nathalia Queiroz
Programação
de Rua
Coordenação:
Tiago Sgarbi
Produção:
Juliana Sevaybricker, Karu Torres, Rafael Oliveira, Suzana Markus
Programação
de Palco e Espaços Alternativos
Coordenação: Charles Telles
Coordenação: Charles Telles
Produção:
Fafá Fernandes, Gustavo Machado, Lucas Pederneiras, Luciana Marques, Polyana
Horta, Vânia Lúcia Silva
Projetos
Especiais
Coordenação: Jackie Castro
Coordenação: Jackie Castro
Curadoria
de Ações Formativas: Bya Braga
Produção:
Fábio Schmidt, Fernanda Vidigal, Herivelto Campos, Junio Nery, Laura de Castro,
Márcio Alves, Merry Couto, Paula Zawadzki, Thiago Oliveira
Logística
Coordenação: Dani Lages
Produção: Irene do Carmo, Ana Carolina Linares
Coordenação: Dani Lages
Produção: Irene do Carmo, Ana Carolina Linares
Assistente:
Júlia Lanari
Técnica
Produção: Ney Bahia
Assessoria: Felipe Cosse, Joana D`arc de Jesus, Juliano Coelho
Produção: Ney Bahia
Assessoria: Felipe Cosse, Joana D`arc de Jesus, Juliano Coelho
Técnico:
Wallace Alvarenga (Colibri), Willian de Paula (Bililiu)
Assistente:
Alexandre Santos
Cenotecnia:
Marco Antônio dos Santos, Nilson Alves dos Santos
Comunicação
Fundação Municipal de Cultura
Coordenação:
Gustavo Mendicino
Assessoria:
Janine Avelar
Marketing:
Gilberto Castro
Comunicação
FIT-BH 2016
Assessoria
de Comunicação e Design: Denilson Cardoso
Assessoria
de Imprensa e Produção de Conteúdo: Adilson Marcelino e Patrícia Cassese
Edição
de Texto e Produção de Conteúdo: Janaína Cunha
Assistentes
Design: Tiago Macedo
Assistente
Comunicação: Docimar Moreira
Identidade
Visual: RC Comunicação
Ilustração
Personagem Identidade Visual: Valf Macedo
Registro
Fotográfico:
Foco In Cena (Guto Muniz, Kika Antunes, Glenio Campregher, Daniel Protzner) e
Alexandre Guzanshe
Administrativo-financeiro
Dennys Volpe Junqueira, Lourdinha Almeida, Matheus Mendes, Paola Oliveira, Raimundo Sousa, Rodrigo Viana
Dennys Volpe Junqueira, Lourdinha Almeida, Matheus Mendes, Paola Oliveira, Raimundo Sousa, Rodrigo Viana
Contabilidade
Raquino
Contabilidade
Assessoria
Jurídica
Drummond & Neumayr Advogados Associados
Drummond & Neumayr Advogados Associados
Nenhum comentário:
Postar um comentário