"O que é preciso para realizar um sonho?"
Já está nas principais plataformas digitais, o primeiro single do cantor Gabriel Cheib “O que é preciso para realizar um sonho”?. A música, de autoria do pai, o violonista, guitarrista e compositor, Rafael Cheib, também terá lançamento de videoclipe, no início de maio, no Canal YouTube de Gabriel Cheib.
“Um sonho inesperado
Não pode ser deixado
de lado ou encostado
deve-se dar valor
Estamos no mesmo barco
de mãos dadas, abraçados
juntos e misturados
fazendo o que preciso for”
(trecho de “O que é preciso para realizar um sonho?”)
Natural de Belo Horizonte/MG e, hoje, com 12 anos de idade, Gabriel tem história musical recente.
A primeira música na voz de Gabriel Cheib, no universo do streaming, parece ser a clara luz que traduz a experiência de pai e filho, nessa jornada que, além de musical, fala de vida, de sonho e suor, de acreditar e construir: junto.
Mais que apresentar um novo talento, o olhar dessa história trata de legitimar a verdade do ser, perceber desejos e junto deles, garimpar dons.
O universo lúdico da infância e suas tantas expressões. Uma fase de transição para a adolescência. Descobertas do mundo, que sem cobranças, podem revelar algo muito mais genuíno ao caminhar.
Rafael Cheib e o filho, Gabriel, nos chegam com a leveza de deixarem-se fluir para além da calma, vida real, com sabor de alma. Lado a lado, num palmilhar que, aos nossos olhos, chega sereno, vão desvendando caminhos de convivência e cumplicidade. No aprendizado, o sopro da independência do jovem artista vem da brisa de dar tempo ao tempo. Na fé, na coragem na força, no exercício, o caminho da técnica, abre sua voz para a expressão dos sonhos. O canto de Gabriel vai surgindo, próprio, entre sorrisos, entreolhares, ritmos e cantorias.
Foi uma longa, apesar de rápida, jornada até suas primeiras aparições no Canal You Tube e redes sociais. O Instagram com 98,5 mil seguidores que foram chegando. Gabriel aproxima pelo carisma nato e suas verdades, enquanto seu cotidiano segue em frente.
“O que é preciso para realizar um sonho?”, faixa na voz de Gabriel Cheib, tem composição, arranjos, direção musical, violão e violoncelo (virtual controlado por guitarra), de Rafael Cheib, pai do Gabriel, percussão de Ricardo Cheib. Mixagem do Bemol Studio. Ouça em: https://onerpm.link/
O clipe é assinado por Daniel Holanda, foi gravado em Sabará/MG.
GABRIEL CHEIB, por Rafael Cheib
“Gabriel sempre viveu em ambiente muito musical. Sempre gostou de cantar, sempre cantei muito para ele nas refeições, nas brincadeiras, no dia a dia…
No entanto, o Gabriel não sabia cantar (musicalmente falando) até 2019. Seus motivos e interesses próprios foram surgindo.
Em julho de 2019, estivemos no Hotel Tauá. Lá, aconteceu uma atividade recreativa denominada “The Voice Kids Tauá”. Uma dinâmica infantil, em competição recreativa que reproduzia o programa “The Voice Kids Brasil”. As crianças se inscreviam, escolhiam a música na hora e dois músicos as acompanhavam. Ao final, o vencedor era escolhido pelas palmas dos hóspedes.
O Gabriel, que já era fã do programa, pediu para participar. Para a surpresa dos músicos, ele escolheu uma música que eles não conheciam. Enquanto as demais crianças pediam aquelas músicas que estavam “na moda”, o Gabriel escolheu a música “Passaredo”, de Chico Buarque. Ele, então, teve que cantar “à Capela” – ou seja, sem acompanhamento musical - e o público foi simplesmente ao delírio! Não, exatamente, pela qualidade musical à época, mas pelo carisma, alegria, desenvoltura…O resultado: Gabriel venceu aquele concurso, com aplausos infinitos, com um barulho ensurdecedor da plateia. Ele ficou muito emocionado!!! Ganhou uma cesta enorme com diversos brindes do Tauá. No dia seguinte, após toda aquela emoção, ele me disse: “pai, agora eu quero ganhar o The Voice Kids Brasil”! Minha resposta? “Ok, filho! Mas você terá que se preparar, treinar, praticar, ensaiar muito. Você topa o desafio?” E ele, prontamente, disse: “sim!!!”
Desde então, iniciamos uma rotina diária de treinamentos – onde também dei aulas de canto ao Gabriel -, com bastante foco e dedicação. Em setembro de 2019, foi aberta a inscrição para o The Voice kids 2021 e o Gabriel quis se inscrever. Não estava em condições de competir ainda, mas já tinha evoluído bastante, especialmente quanto à questão rítmica. Fiz a inscrição dele e continuamos treinando.
Em maio de 2020, percebi que o Gabriel já começava a ter condições de apresentar seu trabalho. Foi aí que eu disse para ele: “Filho, agora o que eu posso fazer para te ajudar é criar um canal no Youtube, para que outras pessoas te conheçam, compartilhem e possam te ajudar a realizar esse sonho”. Naquele mês, a música foi postada no Canal: “Dream on”. Aliás, tornou-se o tema do Camal. Acreditar no sonho, levá-lo a sério, tomar ações e medidas concretas para sua realização e, principalmente, “continuar sonhando”.
Desde então, continuamos treinando e a evolução do Gabriel é incrível! Cada dia melhor! Eu acredito, de forma muito concreta: um dia estará no The Voice Kids.
Para uma compreensão cronológica, vale assistir a esse vídeo. Revela muito da evolução musical em seu primeiro ano de treinos, comigo:
https://www.youtube.com/watch?
Em Outubro de 2020, considerei que o Gabriel teria condições de fazer a primeira gravação em estúdio. O vídeo #gabrielcheibnothevoicekids, lançado em novembro de 2020 iniciou todo o processo para a popularidade dele, nas redes sociais. Um marco em sua história:
https://www.youtube.com/watch?
Outro marco foi a aquisição de um Home Studio – apelidado por ele “O senhor velhinho estúdio”. Com o crescimento do Gabriel em desempenho e musicalidade, os vídeos do “dia a dia” passaram a contar com um registro mais fidedigno e com qualidade, para a apresentação de um trabalho consistente.
https://www.youtube.com/watch?
A evolução continua. Gabriel já se apresentou ao público algumas vezes e pretendo em breve fazer alguns pocket shows. Está se tornando realmente um cantor de “mão cheia”!
Outro marco importante foi a gravação de vídeos com artistas bastante conhecidos. Analu Sampaio, Mestrinho e Mãe Ana estão entre os artistas que já fizeram participações nos vídeos do Gabriel.
Nesse momento, mais um marco: uma música feita por mim em homenagem ao Gabriel e á essa jornada. A beleza da história na minha opinião é a perseverança, o carinho e a fé nos sonhos. Mas sempre lembrando, mais importante que o destino é a jornada. Curtir a jornada, não o resultado. Gabriel é um gênio, na mais pura acepção da palavra. E a coisa mais emocionante do mundo é ter uma banda com o próprio filho!
A música tem grande significado, pois, registra um ciclo, com grandes emoções, muito trabalho e muita diversão!”
O vídeo mais assistido foi o “Photograph” (Ed Sheeran): https://www.youtube.com/watch?
Vale conferir:
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
RAFAEL CHEIB
Natural de Belo Horizonte Rafael Cheib é violonista, guitarrista e compositor.
Teve aulas com Celso Moreira, Guilherme Koeppel (UEMG), José Lucena Vaz e Maxwell Oliveira.
Em 2005, recebeu menção honrosa na Mostra de talentos UFMG.
Em 2006, foi Vencedor do Prêmio BDMG Jovem Instrumentista e ganhou uma bolsa de estudos com o violonista Celso Moreira pelo BDMG
Em 2007, foi agraciado com o quarto prêmio e menção honrosa no
Concurso nacional de violão Souza Lima.
Violonista selecionado para participar do projeto Viva a Praça (BDMG)
Rafael Cheib atuou em importantes espaços culturais como integrante de diversos conjuntos musicais. A saber: em Belo Horizonte-MG: Auditório da Escola de Música da UFMG, Museu de Mineralogia de Minas Gerais, Auditório do Museu Abílio Barreto, Teatro Sesiminas, Teatro Santo Agostinho, Teatro Dom Silvério e Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa; no Rio de Janeiro-RJ: Museu da Repúbica ( Palácio do Catete) e em Lisboa-Pt: Casino Estoril.
O músico se apresentou ao lado de importantes nomes da música instrumental mineira, como Celso Moreira, Juarez Moreira, Cléber Alves, Mauro Rodrigues, Ivan Corrêa, entre outros. Tocou ao lado de diversos cantores e compositores: Paulinho Pedra Azul, Tadeu Franco, Gisella Gonçalves, Déa Trancoso e Aline Calixto, entre outros. Foi violonista e guitarrista do Trio Amadeus, além de manter projetos solo na música instrumental e na música erudita.
Já participou de diversas gravações como violonista e guitarrista convidado. Em seus próprios projetos destacam-se os dois discos gravados com Trio Amadeus, além de seu CD solo, voltado ao violão erudito.
O QUE É PRECISO PARA REALIZAR UM SONHO
Rafael Cheib)
Vem, vamos agora
Pois não se sabe a hora de chegar
Os olhos sempre atentos
Coração sempre aberto a observar
Um sonho inesperado
Não pode ser deixado
de lado ou encostado
deve-se dar valor
Estamos no mesmo barco
de mãos dadas, abraçados
juntos e misturados
fazendo o que preciso for
É preciso raça
É preciso gana
É preciso trabalho
É preciso suor
É preciso luta
É preciso chama
É preciso fé
em Nosso Senhor
É preciso coragem
É preciso vontade
É preciso força
É preciso dor
É preciso esperança
É preciso luz
É preciso paz
É preciso amor
MAIS SOBRE GABRIEL CHEIB:
Instagram: http://www.instagram.com/
Facebook https://www.facebook.com/
Youtube: https://youtube.com/channel/
Plataformas digitais: https://onerpm.link/
Nenhum comentário:
Postar um comentário