Patricia Ahmaral se apresenta junto ao multiinstrumentista a Rogério Delayon, no Jardim Musical da Casa Belloni (Av. João Pinheiro, 287 – Belo Horizonte), na quinta-feira, 13 de junho, às 20h.
A cantora Patrícia Ahmaral e o multiinstrumentista Rogério Delayon, há muito trabalham juntos, numa colaboração de cumplicidade e pesquisa artística no diálogo com música e canções. Para o show no Jardim Musical, irão apresentar um roteiro inédito, passeando por obras gravadas por Patrícia, sucessos em sua carreira, como as versões para “Eu quero é botar meu bloco na rua” e “A volta do boêmio” (Adelino Moreira) e “Mixturação” (Walter Franco). Também músicas de autoria da artista, como “A Outra Beleza” (parceria com Renato Villaça) e “Uma mulher”, além de canções de seu mais recente trabalho discográfico, “Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto” (2023), álbum vencedor do “Prêmio Flávio Henrique - 2024”, do BDMG Cultural e que traz Delayon como um dos co-produtores musicais do projeto. Algumas surpresas também estão previstas no repertório da noite. Rogério Delayon também promete apresentar algo de seu trabalho solo!
Os ingressos (R$60,00), já estão disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/patricia-ahmaral-e-rogerio-delayon---jardim-musical---casa-belloni__2485121
Lugares ocupados por ordem de chegada Reserva de mesa, sujeita à lugares compartilhados pode ser feita, após a compra, pelo WhatsApp 31 984955337.
O evento conta com bistrô em funcionamento. Abertura do Jardim às 19h.
Vale lembrar que, este projeto, com curadoria música da jornalista Marcia Francisco, aplaudido pelo acolhimento aos artistas e audiência, em experiência sensorial valiosa, tem lugares limitados e apenas 70 pessoas na plateia.
Nele, já se apresentaram Henrique Portugal, Clóvis Aguiar, Amaranto e Tabajara Belo, Tadeu Franco, Célio Balona, Duo Serenata, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco, Nolli Brothers, Celso Adolfo, Lu e Celinha, Lívia Itaborahy e Arnon Oliveira. A constatação é de experiência singular, na capital mineira: um espaço onde as pessoas já compreenderam o diferencial de viver instantes especiais em audição e escuta ativa de boa música, em momento sensorial, para aguçar os sentidos, curtindo autores e intérpretes qualitativos, com a possibilidade de apreciar boa gastronomia e conexões refinadas, em ambiente intimista e sofisticado.
PATRÍCIA AHMARAL:
Artista reconhecida no cenário da produção musical belo-horizontina e mineria, PATRÍCIA AHMARAL tem participações em projetos nacionais ao longo da carreira, como “PRATA DA CASA” (Sesc Pompeia), “NOVO CANTO” (RJ), “BEM BRASIL”” (TV Cultura - SP), “CONEXÃO VIVO” (MG e capitais no país). Com cinco álbuns lançados, ela começou a atuar nos anos 1990, na mesma efervescente cena que revelaria o saudoso VANDER LEE e as bandas pop locais de repercussão nacional, SKANK, PATO FU e JOTA QUEST. Interagindo e recebendo referências desse contexto vibrante e renovador em seu círculo cultural e do que acontecia musicalmente no país, entre o final dos anos 1990 e início dos 2010, lançou três discos solos de estúdio, marcando aquele momento da cena de BH e outros centros, ao lado de outras cantoras conterrâneas que surgiam, como ela, com trabalhos de fôlego e personalidade.
Seu CD de estreia, “Ah!” (1999), foi produzido por ZECA BALEIRO. Depois, vieram “Vitrola Alquimista” (2004), produzido por RENATO VILLAÇA e “Superpoder” (2011), produzido por FERNANDO NUNES.
Após um hiato na carreira e depois de voltar a se apresentar em espaços intimistas, em 2019 levou para o grande teatro do CINE THEATRO BRASIL VALLOURÉC (BH), o show “20 Anos de Ah!”, com participação de Baleiro e celebratório do tempo de carreira discográfica. A apresentação gerou um álbum ao vivo, “Ah!Vivo!” (2021) e um audiovisual disponível no canal Youtube da cantora.
TRIBUTO A TORQUATO NETO: Através de projeto aprovado em edital da LEI ALDIR BLANC e de campanha crowdfunding, em novembro de 2022, a artista concluiu um sonho acalentado há anos e iniciou no streaming o lançamento das primeiras faixas de um álbum duplo, gravado por ela, tributo ao poeta piauiense TORQUATO NETO (1944-1972), projeto finalizado em dezembro de 2023, com a divulgação do projeto completo, álbum duplo com 19 faixas. Gravado quase totalmente durante o período pandêmico, o disco atualiza e reúne grande parte dos parcerias musicais de Torquato com GILBERTO GIL, CAETANO VELOSO, JARDS MACALÉ, entre outros nomes, além de parcerias póstumas, criadas por CHICO CÉSAR, SÉRGIO BRITTO, ROGÉRIO SKYLAB, ZÉ RORAIMA, entre outros. Trata-se do primeiro songbook dedicado à gravação da obra “musical” de Torquato Neto, letrista revolucionário na canção brasileira moderna e personagem emblemático na história da cultura nacional. Ela se prepara agora para circular com o show de lançamento do trabalho, que contou com direção artística de ZECA BALEIRO, retomando a colaboração com a intérprete, e com participações especiais de peso, como a de JARDS MACALÉ e de PAULINHO MOSKA.
O QUE ELA GRAVOU NOS DISCOS ANTERIORES: Em seus discos anteriores, Patrícia interpreta com paixão a obra de compositores como SÉRGIO SAMPAIO, WALTER FRANCO, RAUL SEIXAS, ALCEU VALENÇA, os associando a nomes da cena independente, como MATHILDA KÓVAK, SUELY MESQUITA, KALIC, LUIÍS CAPUCHO, EDVALDO SANTANA e a compositores expoentes de sua geração, como FERNANDA TAKAI, ZECA BALEIRO, VANDER LEE e CHICO CÉSAR. Gravou também releituras curiosas e inspiradas para clássicos, como “Não Creio Em Mais Nada” (TOTÓ) e “A Volta Do Boêmio” (ADELINO MOREIRA), em arranjos assinados respectivamente por SACHA AMBACK e CELSO PENNINI.
Ao longo da carreira, em festivais ou projetos pessoais, cantou ao lado de nomes como RITA BENEDITO, VANDER LEE, PEDRO LUIZ, OTTO, NÁ OZZETTI, CHICO CÉSAR, TONINHO HORTA, entre outros.
Entre seus trabalhos de maior visibilidade, destaque para a abertura da NOVELA “Xica Da Silva”, cantando o tema de abertura “Xica Rainha” e também "Quenda" tema do personagem principal, na trilha especialmente composta por MARCUS VIANA para a trama (Rede Manchete). Patrícia vem dando espaço para sua verve compositora e prepara álbum com suas músicas e parcerias para 2025.
Patrícia vem dando espaço para sua verve compositora e prepara álbum com suas músicas e parcerias para 2025.
É formada em canto lírico pela UFMG e, paralelamente ao canto popular, tem atuações como solista em óperas e concertos.
Mais: https://patriciaahmaral.com.br/
foto: Elaine Martins
ROGÉRIO DELAYON:
Nascido em Ipatinga (MG), Rogério Delayon é guitarrista, multi-instrumentista, arranjador, produtor musical e engenheiro de som. Com uma carreira sólida de mais de 30 anos e atuação fundamental em inúmeros trabalhos de intérpretes e compositores em Minas e também no país, é hoje um dos maiores sideman (músico acompanhante) brasileiro, tendo já dividido o palco ou dirigido grandes nomes da música popular, como Zeca Baleiro, Beto Guedes, Sandy & Júnior, Fábio Júnior, Sá, Rodrix e Guarabyra, Victor e Léo, Zizi Possi, Wilson Sideral, Zélia Duncan, Leila Pinheiro, dentre outros. Sob a direção artística de Zeca Baleiro, co-produziu o álbum “Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto”, vencedor do “Prêmio Flávio Henrique - 2024”, do BDMG Cultural.
Paralelamente a essa atuação marcante como músico e produtor, lançou, em 2022, seu l primeiro álbum solo “Meu Tempero”, em que mescla música instrumental e interpretações cantadas num repertório de sua autoria e também leituras para obras de outros autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário