10 de dez. de 2023

Ballet e Classe - 18 anos com muitas comemorações. No dia 17 tem "Coppelia", em BH


Ballet e Classe!

O respeitável centro de formação mineiro chega à maioridade.

Os 18 anos de vida, serão celebrados com vários espetáculos - “Coppélia” acontece no dia 17.

A sede do Ballet e Classe, agora, é o Teatro da Maçonaria, que tem a administração 

da diretora artística, Margot Sales e também volta a ser aberto à locação.

Alcançar a maioridade no universo do ensino da Dança, requer mais que tempo de história. Envolve respeitabilidade construída e constatada, publicamente. 

É assim que o Ballet e Classe chega aos 18 anos de vida! 

Entre as comemorações, muitas novidades:

A sede do grupo agora é o Teatro da Maçonaria. O Teatro que completa 30 anos de história, passa a ser administrado pela diretora artística do Ballet e Classe, Margot Sales. Nele, além da escola e sede das ações próprias, eventos diversos já estão acontecendo no espaço, reaberto à locação. 

Um presente para os bailarinos é ter o palco disponível o ano todo, ao contrário da maioria, que fica restrita aos poucos dias de festival. 

O Studio Ballet e Classe incorporou à sua equipe, o coreógrafo internacional, Diego López (Argentina),   ex-primeiro bailarino da Ópera de Munique. Lopez possui duas obras tombadas como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. O profissional está desenvolvendo uma Companhia Escola dentro do Teatro - a “Companhia Século XXI”.

Os caminhos da formação no Ballet e Classe, além dos primeiros passos de Ballet, também contemplam   o corpo de baile adulto e infantil. Processos de certificação validados pela Coroa Inglesa – patrona da Royal Academy of Dance London –, dão oportunidade de reconhecimento. Em dezembro, dez bailarinos receberão homenagem especial e as condecorações oficiais, que serão entregues por ocasião do espetáculo “Coppélia” – um dos cinco eventos realizados pelo Ballet e Classe, neste final de ano. 

Acontece no dia 17 de dezembro, domingo, às 15h e às 18h30, no Teatro da Maçonaria (Av. Brasil, 478 -  Santa Efigênia – BH), as duas apresentações de “Coppélia”.

Os ingressos para o espetáculo – R$50,00 -  já estão à venda pelo Sympla:

http://www.sympla.com.br/ballet-e-classe-apresenta-coppelia__2255090

Informações adicionais:  31 3213 4959.


COPPÉLIA

Ballet de Repertório em III atos

Coppélia é uma boneca feita com enorme capricho por um fabricante de brinquedos da região, que atende pelo nome de Coppélius.  A beleza da boneca e sua exuberância impressionam Franz que, ao vê-la, pensa se tratar de uma linda moça por quem se sente fortemente atraído. Franz, porém, é noivo de Swanilda, que ao saber do caso fica enciumada e põe em dúvida o amor que Franz tem por ela. Quando vai à casa de Coppelius para ver de perto aquela que lhe parecia ser a mais bela moça da aldeia, Franz recebe uma poção mágica que passaria sua vida para Coppélia a fim de transformá-la definitivamente em um ser humano. Porém, Escondidas na casa de Coppelius, Swanilda e suas amigas descobrem que a moça não passa de uma simples boneca. Então, Swanilda veste-se de Coppélia, engana Coppelius e foge salvando Franz. Assim, segue-se a história, tão emocionante quanto enigmática, mas, sobretudo surpreendente...


O espetáculo do dia 17, tem direção artística de Margot Sales, coreografia original de Arthur Saint-Léon, adaptações coreográficas de Daniel Canedo e Margot Sales. Os ensaiadores são: Camila Sales, Diego López e Iara Moura. Figurinos e Adereços Alenir Figurinos, Balé Mania e Carine Costa. Luz e som: Israel Levy.  Secretária: Cátia Damasceno. Apresentação Kener Sales. Trilha Sonora: Sérgio Moreira. Coppélia é Mariana Santos – 15h e Ana Carolina Moura – 18h30. 


BALLET E CLASSE, 18 ANOS 

Fundado por Margaret Carvalho Sales, conhecida como Margot Sales, sua diretora artística.

Margot, fundadora e diretora artística do Ballet e Classe, é formada como professora pela RAD - Royal Academy Of Dance London, bacharel em Educação Física e Fisioterapia, curadora da Companhia Escola Séc. XXI e administradora do Centro Cultural do Teatro da Maçonaria. Iniciou seus estudos de ballet, aos 18 anos, graças a uma matrícula dada por um amigo, no Studio Joaquim Ribeiro em Santa Efigênia onde permaneceu até os 21 anos. Em seguida, foi para o Centro Mineiro de Danças Clássicas, seguido pelo Ballet Cristina Helena, Teatro Sesiminas e Marta Guerra.  Mais tarde, retornei ao Centro Mineiro de Danças Clássicas, onde dedicou-se, não somente como bailarina, mas, iniciou sua carreira como professora da RAD. 

Em outubro de 2004, prestou o exame da RAD. Em 2005, partiu para Londres para buscar seu diploma de professora e entrar para uma rede internacional de professores.

Ao retornar, fundou o Studio Margot Ballet e Classe, como era chamado. Ainda sem sede, porém com respeitabilidade, levando nove bailarinas para o Concurso de Araxá/MG. Neste evento, foi lançado o Studio Margot Ballet e Classe. Na bagagem de volta à capital mineira, 15 dos 17 prêmios em competição. 

A partir daí veio a primeira sede e espaço próprio, no Bairro Santa Efigênia e o nome passou a ser Studio de Dança Ballet e Classe.   Já de posse de seu Membreship concedido pela Rad Royal Academy Of Dance Londres, abriu frentes para muitas parcerias mantidas até o atual momento.  O Ballet e Classe passou a ministrar aulas de ballet em escolas e colégios de Belo Horizonte. Em 2005, Ballet e Classe fez seu primeiro repertório. Margot lembra-se do importante apoio da amiga, Márcia Dias, que cedeu seus alunos para completar o elenco. Nascia “Dom Quixote”.

Em 2006, o Ballet e Classe já contava com alunos suficientes para seu próprio corpo de baile e passou a participar de vários concursos dentro e fora de Minas Gerais.  Colecionaram vários prêmios:  melhor conjunto de obras de repertório, melhor figurino, melhor bailarino, bailarina, bailarina revelação, prêmios em dinheiro e bolsas para Summer no exterior.

Em 2007, Margot Sales teve a oportunidade de voltar a Londres e se aperfeiçoar como professora. Desta vez, levou três alunas para fazer um curso de quinze dias e participar de uma montagem coreográfica pós-curso.

Na primeira sede, onde o Ballet e Classe permaneceu por 14 anos, Margot desenvolveu 14 ballets de repertório completos, oito ballets de autoria própria, dois galas (1 de 5 anos e outra dos 10 anos) e um ballet beneficente chamado Artidário de Dança, que contou com o apoio da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais e renda  revertida para um asilo. Valorizando a reponsabilidade social, o Ballet e Classe, produziu, ainda,  anualmente, um ballet com arrecadação de sabonetes pra Colônia Santa Isabel e  dois espetáculos com doações para LBV.

Em 2018, após entregar o espaço, o Ballet se estabeleceu por um ano, no Studio It.  Mudou-se para uma linda casa na Serra que sediou um grande concurso chamado Mostra Dança.  Durante uma semana, mais de 50 bailarinos de vários estados do Brasil e professores nacionais e internacionais passaram por lá.

Com a pandemia, vieram as aulas online e a produção de um vídeo de dança, com  cada um na sua casa, respeitando as regras de isolamento. 

Mesmo com a pandemia, uma aluna ganhou um prêmio mundial da dança,  pela Royal Ballet School. Este prêmio abriu portas para que a escola ficasse por semanas na mídia nacional e internacional e com essa repercussão a aluna Sophia Heringer foi agraciada com diversas bolsas de estudo no exterior. Ela fez sua opção por uma escola na Suíça onde ficará por cinco anos.


O Ballet e Classe transferiu sua sede para o Centro Cultural Teatro da Maçonaria. Os alunos receberam o privilégio do exercício de suas atividades dentro do teatro, tendo à disposição toda sua infraestrutura  fazendo aulas no palco, respirando cultura.

Em 2022, o Studio Ballet e Classe incorporou à sua equipe, um coreógrafo internacional, Diego López (Argentina),  ex-primeiro bailarino da Ópera de Munique. Lopez possui duas obras tombadas como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. O profissional está desenvolvendo uma Companhia Escola em parceria com o Ballet e Classe, dentro do Teatro - a “Companhia Século XXI”.

O ano de 2023 começou com muitos trabalhos internos e concursos. Em abril, Margot Sales foi homenageada pelo Instituto Cultural RV, na Câmara Municipal de São Paulo, através da renomada Jacy Rhomrs e pela vereadora Edir Sales, por ocasião do Dia do Ballet Clássico. Em agosto, o Ballet e Classe teve a honra de promover a Gala de Despedida da bailarina Sophia Heringer.

Para encerrar o ano, o Ballet e Classe segue as comemorações dos seus bem-vividos anos, de vida, produzindo cinco espetáculos. 

Entre eles estão duas Mostras Coreográficas de escolas parceiras (Miudinhos Centro Educacional Infantil, Trilha da Criança, Escola Jardim II e Colégio Logosófico- unidade do Funcionários), no dia 10 de dezembro. Momento valioso de interação das crianças com bailarinos profissionais e estudantes e a chance de viver esse momento mágico de estar no palco, com plateias especiais.  O ano de atividades termina com o espetáculo “Coppelia”, no dia 17.


O TEATRO DA MAÇONARIA 

Com mais de 30 anos, o Teatro da Maçonaria que, hoje sedia o Ballet e  Classe, passou a ser administrado por Margot Sales,  diretora artística do Ballet e Classe. 

Com a nova administração o Teatro da Maçonaria já passou por várias modificações, incluindo reforma da iluminação e som para ampliar a qualidade de atendimento e receber os diversos eventos.  

O espaço funciona como um polo cultural de dança e teatro durante a semana, com aulas e formação para crianças e adultos e, nos fins de semana está aberto para 

locação.  Recebe grupos e artistas de vários segmentos, palestras, workshops e espetáculos de dança, música e teatro.

Com capacidade para 253 pessoas na plateia, um palco de 8m de largura por 7m de profundidade, quatro coxias -  dando acesso ao palco tanto pelo lado direito como pelo o esquerdo, três camarins e lanchonete.

Teatro da Maçonaria: Av. Brasil 478, Santa Efigênia - BH - MG

31 32134959 - reservateatro@balleteclasse.com.br



Nenhum comentário: