6 de dez. de 2023

HERDEIRA DO NORTE - NOVO LIVRO DE THIAGO V. LACERDA TEM LANÇAMENTO EM BH


     


Com apenas 18 anos, o jovem escritor Thiago V. Lacerda,

autor mais vendido pela Editora Literíssima no FLI-BH,

desponta no subgênero Alta Fantasia e lança seu terceiro livro

 

Será no dia 16 de dezembro, de 11h às 13h, no Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi – BH – MG), o lançamento do terceiro livro de Thiago V. Lacerda – “Herdeira do Norte - A crônica da Lâmina Vermelha”. Trata-se do segundo livro a ser lançado pelo Selo Yolo, da Editora Literíssima. Presente no Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH, o autor foi o mais vendido pela Literíssima, no evento.  

 



Fot


























Foto: Graziela Cruz 


O AUTOR

Com apenas 18 anos, Thiago V. Lacerda já criou um complexo universo de Alta Fantasia (subgênero de Alta Fantasia) que reúne reis, princesas, cavaleiros, mercenários, bardos e guerreiros em torno de histórias de luta pelo poder e busca do sentido da vida.

 

Natural de Belo Horizonte/MG, Thiago é filho do músico Geraldo Vianna e da jornalista Graziela Cruz e, desde pequeno, se vê às voltas com o universo artístico e as letras. Atualmente cursa o Ensino Médio, na capital mineira e,  perguntado sobre o futuro profissional, quer cursar História ou Psicologia, mas deseja seguir escrevendo e se firmar como escritor de literatura.

 

Thiago se reconhece como um leitor voraz de J.R.R. Tolkien (O Senhor dos Anéis), George R. R. Martin (Crônicas de Gelo e Fogo) e Sarah J. Maas (Trono de Vidro), entre outros autores do gênero Alta Fantasia, seu preferido, e assume a influência desses universos na criação de suas histórias. E como os jovens de sua geração, outra fonte de inspiração não poderia deixar de ser os games, principalmente World of Warcraft

 

O escritor tem sido convidado para falar sobre seu processo de criação literária e apresentar seu livro a jovens estudantes. Nessa peregrinação literária, se encontrou com estudantes do Ensino Médio do Colégio Loyola, Colégio São Paulo, Escola do SESI e Escola do Senai, entre outros.  Além disso, Thiago fez palestra na 2ª Bienal do Livro de Sete Lagoas, em outubro de 2022, e participou da Feira Literária de Tiradentes – FLITI, em novembro de 2022.

 

Thiago V. Lacerda foi o autor mais vendido da editora Literíssima, durante o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte/FLI-BH, em novembro de 2023.

 

Da leitura à escrita

por Jorge Fernando dos Santos   - escritor do livro “Alguém tem que ficar no gol”, finalista do Prêmio Jabuti

“Ao ser convidado para apresentar Herdeira do Norte - A Crônica da Lâmina Vermelha (Livro 1), experimentei a dúbia sensação de receio e alegria. Receio porque nunca tinha lido nada do autor. Alegria, por ter a oportunidade de incentivar a carreira de um jovem romancista que, antes de tudo, é também bom leitor.

Nascido em 2005, Thiago V. Lacerda traz nas veias o DNA da criatividade artística. Contudo, se não fosse suficientemente dedicado, isso pouco adiantaria. Ele conta que se interessou pela literatura fantástica ainda na infância, passando horas debruçado sobre os clássicos do gênero. Já na adolescência, começou a se dedicar também à escrita, trabalhando com as palavras todos os dias com invejável disciplina.

Seu primeiro livro, Sombras de Lynary - O Lobo Vermelho, foi publicado quando tinha apenas 17 anos. Um romance com nada menos que 636 páginas! Como salientou Kaio Carmona na "orelha" da obra, ela “nos mostra que o autor sabe contar uma boa história”. De fato, Thiago é por excelência um contador de histórias, daqueles que hipnotizam o leitor já nos primeiros parágrafos.

Influenciado por narrativas como As Crônicas de Gelo e Fogo (de George R. R. Martin), Trono de Vidro (de Sarah J. Maas) e o clássico O Senhor dos Anéis (de J. R. R. Tolkien), o nosso jovem escritor ousou criar um mundo próprio, repleto de reis, rainhas, princesas, guerreiros, bardos e criaturas fantásticas, como elfos, não-mortos e arcanistas que perambulam por um continente imaginário. Paixões, traições, disputas de poder, batalhas épicas e toda sorte de aventuras perpassam as páginas do presente livro, que tem tudo para agradar aos aficionados nesse gênero literário”

 

LIVROS ANTERIORES

O primeiro livro, “O lobo vermelho” (2011), foi uma edição independente e, o segundo, “Sombras de Lynary” (2022)publicado pelo Selo Yolo/ Editora Literíssima, já está esgotado, mas terá tiragem impressa em breve. O livro dá sequência à história de guerras entre reinos e à saga da família Blackstar, com destaque para a liderança de fortes e misteriosas mulheres, como Helia e Alícia, e à influência de forças sobrenaturais que provocam reviravoltas na trama. 

 

“Quando terminei de escrever Herdeira do Norte, o primeiro livro da série "A Crônica da Lâmina Vermelha", me dei conta de que estava diante de uma história criada através de dúvidas e melancolia. Me senti como se fosse a personagem Syranna Argray, um estranho dentro de minha própria obra. Me senti como alguém responsável por construir uma personagem destruidora. Me senti como um autor de Fantasia Épica, tal como meu ídolo, George. R.R. Martin e como o fundador do gênero da Alta Fantasia tal qual a conhecemos hoje, o genial J.R.R Tolkien.”

(Thiago V. Lacerda)

O LANÇAMENTO

“Herdeira do Norte - A crônica da Lâmina Vermelha” é narrado pela protagonista do livro anterior de Thiago V. Lacerda –  Lynary –  que, como observadora atenta, conduz o leitor pelas tramas que envolvem a história de Syranna, a herdeira do reino do Norte.  Com 516 páginas, tem edição assinada por Gabriela B. Morais, revisão de Graziela Cruz, projeto gráfico de Letícia Ribeiro Ianhez, diagramação por Deborah Célia Xavier, Ilustração e capa de Max Pieve e mapa por Délcio Almeida. A orelha traz a assinatura do escritor Jorge Fernando dos Santos. 


Nenhum comentário: