Foto: Netun Lima
Em 28 de dezembro de 1943, o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues revolucionava a forma de fazer dramaturgia no Brasil ao estrear, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o espetáculo "Vestido de Noiva", sob a direção do polonês Zbigniew Ziembinski, com o grupo amador "Os Comediantes".
Agora, com Direção, Concepção Cenográfica e Figurino de Ione de Medeiros, o Grupo Oficcina Multimédia (GOM) retorna ao CCBBBH com o espetáculo, após itinerar com sucesso de público e crítica pelos CCBBs São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, em celebração aos 80 anos da obra.
As apresentações têm uma pausa com última apresentação no dia 30 dezembro de 2023 e retorna no ano novo, de 05 de janeiro a 05 de fevereiro de 2024, sempre às 20h, de sexta a segunda, no Teatro I.
Na temporada do GOM, os artistas mesclam realidade, memória e alucinação para contar a triste história de Alaíde, que, após ser atropelada por um carro em alta velocidade, é hospitalizada em estado de choque. Na mesa de cirurgia, oscilando entre a vida e a morte, a mente de Alaíde busca reconstruir sua própria história e, aos poucos, seus sonhos inconscientes e desejos mais inconfessáveis vêm à tona.
Quem vai ajudá-la nesta reconstrução é a enigmática Madame Clessi que, juntando as peças desse quebra-cabeça, conduz Alaíde na busca pela reconfiguração de sua própria identidade. A montagem preserva a dramaturgia original da obra de Nelson Rodrigues e incorpora soluções cênicas que são marcas da identidade do GOM, colocando em diálogo o teatro, o vídeo, o cenário e o movimento coreográfico.
Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia), e estão disponíveis na bilheteria do CCBB BH ou aqui. Clientes Banco do Brasil com cartão Ourocard pagam meia-entrada.
E tem mais!
Em fevereiro, acontece um Bate-Papo | Recepção Teatral e Estudos do Espetáculo: Vestido de Noiva do Grupo Oficcina Multimédia.
Será no dia 01, quinta-feira, das 19h30 às 21h30, também no Teatro I.
O objetivo do encontro é oferecer perspectivas para a leitura do espetáculo “Vestido de Noiva”. A partir da experiência dos espectadores, o debate visa ampliar as perspectivas para a análise da peça. O encontro contará com a participação da diretora do Grupo Oficcina Multimédia, Ione de Medeiros, e o elenco do espetáculo, além de contar com Matheus Borelli, mediador do curso de Recepção Teatral, e alunos do curso de verão de “Recepção Teatral e Estudos do Espetáculo”, ofertado pela Fale/UFMG.
Esse evento terá entrada gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário