16 de jan. de 2026

REGISTRO HISTÓRICO: João Belleza e 14Bis lançam Mesmo de Brincadeira, nas plataformas digitais, com direito a clipe

 












Fotos: Encantah Comunicações


Um clássico musical chega às plataformas digitais em janeiro. Com a participação da Banda 14BIS, o cantor e violonista João Belleza celebra o lançamento da música “Mesmo de Brincadeira” (Cláudio Venturini/Vermelho/Mariozinho Rocha), nas plataformas digitais. 

O vídeo oficial também ganha o YouTube. Ambos no dia 16. E os fãs recebem dose dupla de momentos valiosos da respeitável banda mineira, formada na década de 70, ao lado de João Belleza, cuja carreira desponta entre os talentos atuais. O artista soma DVD, quatro EPs gravados, entre eles, Nos Tons da MPB que contou as participações dos cantores Tadeu Franco, Adriana Araújo e de Cláudio Venturini (14 Bis).

Interpretada por João Belleza e 14 Bis, com produção de Christiano Caldas e Produção Artística do GRUPO RCS, “Mesmo de Brincadeira” foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Bemol por Christiano Caldas (exceto a voz de João Belleza – gravada no Estúdio Hybrida. Bateria e Percussão: Hely Rodrigues. Contra Baixo e Vocal: Sergio Magrão. Violão e Vocal: Cláudio Venturini. Violão: Renato Saldanha. Banjo: Rogério Delayon, Pedal Steel: Adair Torres. Teclado e Programação: Christiano Caldas. Distibuição: OneRPM

Gravar com o 14 Bis foi uma emoção muito grande e uma honra imensa. Graças ao Christiano Caldas, conheci Cláudio Venturini. Esse grande artista participou do meu EP,  e, agora, proporciona a realização deste momento singular na minha trajetória musical. Afinal, admirador que sou, do trabalho longevo e primoroso do 14BIS,  cantar junto é muito especial.  

Escolhemos Mesmo de Brincadeira (Cláudio Venturini/Vermelho/Mariozinho Rocha), do álbum Espelho das Águas (1981), pela sua harmonia e pela sua letra que fala de uma paixão de um mineiro que vai ao mar! A música ganhou novo arranjo, feito pelo Christiano Caldas.”

(João Belleza)


É com muita alegria que eu venho falar do João Belleza. É um menino que tem um talento incrível, está fazendo um trabalho muito bonito e gravou esta canção com a gente - com todos do 14. Uma música que pra mim é muito importante, muito emblemática. Foi a primeira música que eu fiz e que, depois, com a parceira do Vermelho e do Mariozinho Rocha foi gravada pelo14Bis. Depois, muitas outras mas, esta foi a primeira.

Eu fiz essa música em Fortaleza, em um dia num daqueles hotéis de frente pro mar, ali, na Praia do Futuro. Mineiro, sabe como é - olhando aquele mar todo eu fiz a música e gravei. Depois o Mariozinho Rocha ouviu e falou "Nossa! Isso é muito legal" ... O Vermelho disse "precisamos investir nessa música". Aí começou a fazer a letra e eu falei "Ô Mariozinho", mas, eu fiz de brincadeira. Foi de brincadeira que eu fiz! Tava só tocando, olhando pro mar"... Ele falou: "É esse o título: Mesmo de Brincadeira".

E, para minha alegria, para alegria de todos nós, esta música foi 1° lugar nas paradas dos Anos 80, no Brasil inteiro. Inclusive, gravamos o Globo de Ouro, que trazia as "dez mais"!

Então, eu fico muito feliz pelo João ter gravado com a gente - de uma maneira tão bacana, tão linda -, uma música que para mim é tão especial. Olha... Esse menino vai longe!" 

(Cláudio Venturini)


Produzir Mesmo de Brincadeira nesse novo encontro foi uma alegria enorme pra mim. Ver um artista jovem como o João Belleza se conectar com uma obra tão marcante dos anos 80, ao lado do próprio 14 Bis, é daqueles momentos que dão sentido ao que a gente faz na música. O 14 Bis ajudou a construir uma fase riquíssima da música brasileira, com canções que atravessam o tempo e continuam emocionando. Acredito muito na importância das novas gerações reconhecerem e revisitarem esse repertório que moldou nossa cultura musical. Esse encontro foi natural, verdadeiro e fruto de uma troca muito verdadeira — e o resultado carrega exatamente essa energia. Mal posso esperar para que o público escute e sinta isso também.” 

(Christiano Caldas) 











JOÃO BELLEZA 

João Belleza é cantor e violonista, natural de Belo Horizonte – MG. Começou sua formação em Violão e Canto aos 9 anos de idade, fazendo seu primeiro show aos 12 anos no Teatro do Colégio Imaculada Conceição, na capital mineira. Estudioso da MPB, é graduado em Música Popular & Gestão de Carreira pelo UNI-BH. Estudou violão no CEFART – Palácio das Artes e na Arte Music BH. Aprimorou sua formação como violonista na renomada Berklee College of Music, em Boston, MA, EUA. Segue em aperfeiçoamento vocal com o vocal coach Anthonio Marra. É um apaixonado pela Música Popular Brasileira de todos os tempos. Em 2024, lançou o DVD Em Cantos Brasileiros, cujas músicas estão disponíveis nas plataformas digitais. O DVD, gravado no Espaço Meet Porcão, contou com as participações do pianista Túlio Mourão e do violoncelista Henrique Toledo.

Em abril de 2025, João Belleza lançou o EP Nos Tons da MPB com participações dos cantores Tadeu Franco, Cláudio Venturini (14 Bis) e Adriana Araújo. Os clipes relacionados contaram com locações na Argentina: em Puerto Madero, Caminito e Floraris Generica. Produção do Grupo RCS e produção musical de Christiano Caldas. 

A trajetória do artista, inclui os shows Posso Ainda Ser Eu (João Belleza e Banda), Canto o Que a Gente é (Voz e Violão), ambos realizados no Teatro de Bolso do Sesiminas, Recordando os Festivais (participação do pianista Lucas Paulo) no projeto Jardim Musical, da jornalista Márcia Francisco, na Casa Belloni. 

João Belleza abriu a turnê do DVD por cidades mineiras. Esteve em Itambacuri e Oliveira, sendo muito aplaudido pelo público local. A turnê segue neste primeiro semestre de 2026. Agora é a hora do lançamento com o 14 Bis  -  Mesmo de Brincadeira (Cláudio Venturini/Vermelho/Mariozinho Rocha)  -  gravado por ele e toda a banda.

Veja @joaobellezaoficial IG

14BIS

O 14 Bis é uma banda surgida no final dos anos 1970, inicialmente, com Flávio  Venturini como vocalista. Em 1989, Flávio seguiu carreira solo e Cláudio Venturini assumiu a voz principal, mantendo a formação original até hoje. A  banda faz uma ponte entre o Rock Progressivo e a MPB Mineira e, foi, pra muitos mineiros, o primeiro contato com o Rock. Dentro do meu trabalho de perpetuação da MPB, gravar com o 14 Bis é a realização de um sonho, onde divido o palco com colegas que admiro enormemente. Tanto “Pequenas Coisas” quanto “Mesmo de Brincadeira” trazem a mineiridade poeticamente.