16 de nov. de 2023

Lançamento de nova edição do livro de Dona Lucinha e inauguração da réplica de sua escultura




Apaixonada pela cozinha simples de sua terra, Maria Lúcia Clementino Nunes, a Dona Lucinha, foi uma das precursoras em levar e representar a nossa gastronomia para além das montanhas. Na sexta edição do livro escrito em parceria com sua filha Márcia Nunes, com lançamento marcado para o dia 22 de novembro, na matriz do Restaurante Dona Lucinha, em Belo Horizonte, duas novidades prometem emocionar os convidados: um texto de apresentação assinado pelo jornalista Chico Brant na nova tiragem e a réplica da escultura feita por Léo Santana e instalada na porta do Mercado Central de BH, dando boas vindas aos clientes da casa. 

"Encontramos uma 'página em branco' no livro, pronta para receber este reforço magistral com um texto lindo do Chico", conta empolgada Marcinha, co-autora, filha e mantenedora do legado de Dona Lucinha na cozinha do restaurante herdado da mãe. O evento especial de lançamento ainda contará com apresentações especiais: Seresta, com Luiz Antônio e Banda; Declamação de Cordel, com Paulinho Ferreira; e Contação de Casos, com Olavo Romano. "Uma celebração à cozinha mineira e uma homenagem a Dona Lucinha", resume Márcia.

Dona Lucinha abriu os segredos de seus disputados pratos pela primeira vez em 2001, quando lançou o livro “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”. De lá para cá, foram mais de 10 mil exemplares editados. A obra ganhou, inclusive, versão em inglês, tamanho o renome da autora fora do país. Muito antes do reconhecimento da gastronomia mineira, Dona Lucinha já defendia com orgulho a história de seu povo e de sua terra. Hoje, com título de Cidade Criativa da Gastronomia para a capital Belo Horizonte e com a bandeira do desenvolvimento da gastronomia mineira contemporânea pelo Governo de MInas Gerais, o livro se mantém atual, com reproduções de manuscritos com dicas e receitas, que remetem ainda mais aos cadernos herdados de nossas avós.

A sexta edição de “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha” é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e do Restaurante Dona Lucinha, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, via patrocínio da Cemig. A produção executiva é da Base Projetos Especiais.

6a. EDIÇÃO "HISTÓRIA DA ARTE DA COZINHA MINEIRA POR DONA LUCINHA" 
Quarta-feira, 22/11 - a partir das 19h
Restaurante Dona Lucinha (Rua Pe. Odorico, 38 - São Pedro)
Valor do livro: R$ 80
Atrações especiais: Seresta, com Luiz Antônio e Banda; Declamação de Cordel, com Paulinho Ferreira; Contação de Casos, com Olavo Romano; Réplica escultura Dona Lucinha por Léo Santana



Nenhum comentário: