Mostrando postagens com marcador toninho horta. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador toninho horta. Mostrar todas as postagens

23 de jan. de 2024

FIC - Festival Internacional de Corais celebra os 80 anos do complexo arquitetonico da Pampulha










14Bis - Foto Divulgação FIC 


Uma apresentação reunindo coral com 80 vozes, Toninho Horta, Júlia Ribas, a cantora lírica Eliseth Gomes, a Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais e o show “14 Bis Acústico” são as atrações de encerramento do FIC - Festival Internacional de Corais – Pampulha 80 Anos. O evento, com acesso gratuito, acontece  no dia 27 de janeiro, a partir das 20h, no adro da Igreja da Pampulha.

Toninho Horta, a cantora Júlia Ribas e a cantora lírica Eliseth Gomes se juntam ao grandioso coral para interpretar três músicas favoritas do criador da Pampulha, Juscelino Kubitscheck: “Amo-te muito”, “É a ti flor do céu”, “Peixe Vivo”, “Manuel, o Audaz”,  “Aqui, oh” e “Beijo Partido” de sua autoria e Fernando Brant. As 80 vozes serão configuradas no encontro de cinco corais: Coral Ensaio Aberto, Grupo Cantos de Minas, Coral dos Desafinados, Coro Bora Cantar e Coro em Canto.

Há mais de 20 anos, o FIC - Festival Internacional de Corais -, coordenado pelo maestro Lindomar Gomes, proporciona apresentações gratuitas de corais, bandas, congados, orquestras e shows de renomados artistas nacionais e internacionais, atingindo um público superior a 100 mil pessoas, em aproximadamente 60 espaços de 15 cidades de Minas Gerais.

A realização do FIC – Pampulha 80 anos conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e o apoio das empresas BMA Ambiental, Engesolo, MPRO Tracbel e Cedro. 

30 de abr. de 2017

DIA DO JAZZ, COM DIVERSÃO E ARTE, NA SAVASSI

Toninho Horta e grupo - foto: Márcia Francisco

No domingo, 30 de abril de 2017, o Projeto “A Savassi é a gente” – evento da PBH realizado pela Secretaria e Esportes e Lazer e a Belotur,  acolheu a idéia do músico Toninho Horta e Instituto João Horta  para celebrar o  Dia Internacional do Jazz.
No cruzamento das avenidas Cristovão Colombo com Getulio Vargas, um palco foi montado para receber uma série de atrações musicais, durante quase 5 horas. 
Juarez Moreira - foto: Màrcia Francisco 

Além do próprio Toninho Horta e seu  grupo, presenças significativas e aplaudidas  de Juarez Moreira  Trio,  Grupo Trivial,  Guarda Municipal de Belo Horizonte, Maria Bragança Trio, Banda Passupreto,  Enéias Xavier, Jorge Continentino e Rota Jazz levaram música de qualidade para crianças, adolescentes e adultos  até a idade madura. 
sofás, cadeiras e espreguiçadeiras levadas pelo público deram um ar acolhedor à Praça da Savassi- foto: Márcia Francisco 

As pessoas  levaram cadeiras e até sofás para curtir o astral inusitado na Savassi Domingueira.  Segurança e alegria, com direito à brincadeiras, bikes e presença de food trucks  no entorno do palco fizeram vislumbrar uma agradável atmosfera inclusiva.
Rafael Abreu, artista plástico, pintura ao vivo - foto: Márcia Francisco

O artista plástico Rafael Abreu pintou a Savassi e uma guitarra, sob os olhares presentes, em performance elogiada e  integrada ao conceito do evento.

Também passaram por lá, muitos outros  músicos da cena mineira, na platéia ou em visita aos camarins, aplaudindo e curtindo junto, numa celebração acolhedora.  Toninho lembrou a importância do Jazz e, factualmente, registrou  o falecimento de Belchior, ocorrido na mesma data,  edificando sua importância para a música.

A iniciativa foi considerada pelo público e gestores municipais  -  muitos deles presentes, inclusive o Prefeito Alexandre Kalil  - como precursora de muitas outras ações que podem acontecer dentro do projeto “A Savassi é da gente”,  capilarizando, por exemplo,  a celebração da data proposta pelo Instituto João Horta, para as regionais e integrando lazer, esporte e cultura, ao ar livre, potencializando a existência dos espaços e colocando-os à disposição dos cidadãos. 

por Márcia Francisco, jornalista e escritora 


28 de abr. de 2017

1ª edição do Dia Internacional do Jazz acontece em BH, neste domingo!


Elberto Furtado Jr. Aluizer Malab, Bebeto de Freitas e Toninho Horta,
 na Secretaria de Esportes e Lazer de BH, em tarde de apresentação do evento - foto: Márcia Francisco

No domingo, das 10h às 14h30, como iniciativa o Instituto João Horta em parceria com a PBH, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e da Belotur, o Projeto "A Savassi é da gente" receberá Toninho Horta e Grupo, Grupo Trivial, Maria Bragança Trio, Banda Passupreto, Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Juarez Moreira Trio, Eneias Xavier, Jorge Continentino e Roda Jazz, em palco montado na Praça Diogo de Vasconcelos. Trata-se da primeira edição do  Dia Internacional do Jazz, na capital mineira.  A data, que foi criada pela UNESCO para destacar a importância deste gênero musical e sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história, é  comemorada em mais de 120 cidades ao redor do mundo e  celebra 100 anos de tradição e música.  Todos os eventos serão divulgados no site internacional http://jazzday.com/, no qual está também a comemoração realizada em BH.



Toninho Horta - divulgação
TONINHO HORTA CONVOCA "TODOS OS MÚSICOS DE BH E SEUS INSTRUMENTOS" para se unirem numa celebração do Dia Internacional do Jazz ao melhor estilo New Orleans! A idéia é uma super jam session, com ponto de encontro em frente ao palco do evento deste domingo em homenagem ao Dia Internacional do Jazz!!! "É chegar e tocar junto. É o jazz que fazemos aqui, música mineira com atitude, celebrando a liberdade do Jazz". diz Toninho.
“Quando Toninho nos procurou com este projeto, falamos na hora: temos que fazer”, revela o presidente da Belotur,  Aluizer Malab, na tarde de apresentação do evento.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer,  Bebeto de Freitas, recomenda que o público leve cadeira de praia, filtro solar e água e venha se divertir! "A praia da Savassi já está aberta!", brinca. 
O acesso ao evento "A Savassi é da gente",  que já está acontecendo com regularidade, por ação do prefeito Alexandre Kalil, que visa estimular a população a ocupar os espaços públicos da cidade, é gratuito. 
No entorno acontecerão práticas esportivas, lazer ao ar livre - brincadeiras como bambolê e corda, experiências gastronômicas com a presença de food trucks. ainda O plastico Rafael Abreu, que vai registrar tudo, pintando ao vivo, seguindo a proposta de abrir a praça, estimulando lazer e diversão.

A história do Jazz começou em 1917, quando a Original Dixieland Jass – depois Jazz – Band (ODJB), de Chicago, nos EUA, gravou, no dia 26 de fevereiro, as canções “Livery Stable Blues” e “Dixie Jass Band One-Step”.  

22 de jul. de 2015

NO HORIZONTE DE NAPOLI - TONINHO HORTA E STEFANO SILVESTRI LANÇAM CD


Toninho Horta lança "No Horizonte de Napoli", CD em duo com o cantor Italiano Stefano Silvestri, em única apresentação dia 4 de Agosto no Sesc Palladium.

O cantor italiano Stefano Silvestri desembarca em Belo Horizonte no próximo dia 4 de Agosto para o lançamento mundial de seu primeiro CD intitulado "No Horizonte de Napoli", gravado em duo com o consagrado cantor, compositor e Guitarrista Toninho Horta.

Stefano herdou do pai a paixão pela arte que o apresentou a musica clássica e as tradicionais cancões napolitanas, além do som de ícones da musica americana como George Benson , Joe Pass, Pat Metheny, entre outros, mas a transformação veio ao ouvir pela primeira vez a composição "Durango Kid" do Toninho, passando a se tornar um grande seguidor e frequentador dos shows do artista mineiro no exterior. Após participar de um master class de Toninho Horta em uma universidade de música em Mercogliano, sul da Itália, Stefano emocionou seu ídolo ao interpretar as tradicionais melodias napolitanas com seu timbre peculiar e natural, surgindo assim tempos depois, a ideia desta parceria. Gravado em Belo Horizonte sobre a direção artística de Toninho também responsável pelo lançamento nacional, através do seu selo Minas Records. O repertório do "No horizonte de Napoli" traz pérolas da canção italiana de todos os tempos, como "Anema e Core", "Passione", "O sole mio", "Torna a Surriento", "Resta cu' mme" entre outras, que farão parte do roteiro do show no Palladium.

"Toninho é um talento único, ele toca com o coração. A maneira de compor e tocar é muito particular no universo musical. Poucos artistas gozam de tanto respeito internacional em vários centros do mundo como ele. Me sinto privilegiado com este nosso trabalho que através deste grande artista, revela as cores de Minas em uma mistura com o universo napolitano, resultando num patamar de sofisticação e harmonia grandioso" enfatiza o cantor.

O maravilhoso time de músicos que participaram da gravação estarão presentes também no show de lançamento. "Não vejo a hora de chegar, estamos preparando com muito carinho este lançamento aí em BH que será a cidade de estreia da turnê, depois faremos outros estados antes de seguirmos para a Europa e finalmente lançarmos na Itália."

A formação da banda é composta por Ezequiel Lima - Baixo Elétrico, Neném - Bateria, João Bosco - Percussão, Carla Villar e Ana Claudia - back vocal. Participações Especiais: Salvatori - Violonista (Itália), Hugo Fatoruso - pianista e tecladista (Argentina), Célio Balona - Acordeon e Nivaldo Ornelas - Sax.
PREÇOS: PLATÉIA I 100.00 PLATÉIA II 80.00 PLATÉIA III 60.00
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 3270 8100

21 de jan. de 2014

SE MINHA BATERIA FALASSE AQUI-Ó JAZZ apresenta ROBERTINHO SILVA em show e lançamento de sua biografia, na Status Livraria, Café & Cultura



A  noite especial  do Projeto Cultural  Aqui-Ó Jazz,  que acontece toda última quinta feira do mês, na  Status Livraria, Café & Cultura (Rua Pernambuco 1.150 – Savassi – BH – MG), receberá, no dia 30 de janeiro, às 22h, um dos músicos brasileiros mais representativos, o baterista e percussionista carioca Robertinho Silva. No evento, o músico lança sua biografia “Se minha Bateria Falasse”,  escrita pelo jornalista Miguel Sá e, em  show toca e conta suas histórias.
Ilustres amigos de Robertinho farão, a seu convite, participações especiais no show. Entre eles, o guitarrista Toninho Horta, o pianista André Dequech, o baixista Beto Lopes e a cantora Carla Villar.
Robertinho Silva começou a tocar com Milton Nascimento em 1969 no Rio e virou músico preferido dos mineiros na cozinha rítmica. Faixas como “O Trem Azul”, “Nada Será Como Antes”, “Maria Maria”, “Cravo e Canela” e tantas outras tem o sabor do tempero musical de Robertinho, idolatrado por músicos do mundo inteiro.
O Aqui-Ó Jazz é um projeto de valorização da música instrumental de Belo Horizonte. A ideia surgiu quando Toninho Horta decidiu resgatar a memória dos “jazzistas” que se destacaram nos anos 1960, influenciando até o Clube da Esquina. Atualmente, acontece a filmagem do DVD documentário “Nos Tempos do Paulinho” - titulo em homenagem in memoriam  a Paulinho Horta - que traz cenas dos shows e entrevista com Robertinho Silva e convidados.

A abertura do show de Robertinho Silva,  na Status, será a partir 19h,  com shows de Sanduka Trio e de Felipe Villas Boas Trio,  na área externa da livraria, com acesso livre. O show de Robertinho Silva acontece na área interna, seguido de Jam Session com os músicos da cidade até 2 horas da manhã. Reserve sua mesa: (31) 3261.6045. Couvert: R$20,00.