Natal 2011
Vendas devem ter crescimento de 3,5% a 5% em relação ao ano passado
Comércio de BH deve fechar o mês de dezembro com faturamento de R$ 2,72 bilhões
A pouco mais de um mês para o Natal, os comerciantes começam a se preparar para a data mais importante para o setor. O grande volume de vendas é motivado pelo aspecto emocional que envolve as comemorações natalinas. Além dos sentimentos típicos da data, fatores econômicos estimulam as compras e ajudam a impulsionar o comércio no Natal. “O ano de 2010 é um bom exemplo. A economia cresceu 7,5%, os índices de desemprego caíram e tivemos aumento do acesso ao crédito. Todos estes fatores incentivaram os consumidores a irem às lojas e promoveram um crescimento de 10,4% nas vendas do mês de dezembro em comparação com o mesmo período de 2009”, explicou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci. “Este ano, apesar da forte base de comparação do ano anterior e dos desdobramentos da crise fiscal na zona do Euro e nos Estados Unidos, que começam a dar sinais de terem chegado ao Brasil, a expectativa de crescimento ainda é positiva”, acrescentou.
Para o presidente da CDL/BH um fator atípico que deve ajudar nas vendas deste Natal e dos próximos dois anos é a Copa do Mundo. Estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calcula que serão investidos em torno de R$ 1,4 bilhão em Belo Horizonte em obras de infraestrutura e no Mineirão. Estima-se também que serão gerados 38 mil empregos em todo o estado. As obras de reestruturação geram empregos e colocam centenas de pessoas no mercado consumidor. “Estas pessoas que antes não tinham uma renda para gastarem, agora se sentem mais confiantes e mais interessados no consumo, podendo dar um estímulo extra ao Natal”, disse Falci.
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