1 de fev. de 2024

Bloco das Mimosas Borboletas se prepara para novo vôo de Carnaval

 Foto:Cacá Lanari


O Bloco das Mimosas Borboletas se prepara para mais um vôo de Carnaval em BH! 

Esse animado bloco do desejo da artista Celinha Braga em fazer um trabalho sobre o universo feminino e suas peculiaridades. Como professora de canto, compositora, violonista, criadora e diretora de muitos espetáculos musicais, Celinha sempre se preocupou em preparar cantores e intérpretes, instigando o conhecimento da música, em uma visão mais abrangente acerca do ser artista. Nessa esfera, em 2018 reuniu sete alunas/cantoras e depois de tantas conversas e trocas nasceu o espetáculo musical “O bloco das mimosas borboletas”. 

Quando o casulo se abriu, o bloco ganhou as ruas e o Carnaval com charme e propriedade de voz ativa. O bloco tem alma feminina e a cada ano vem abraçando mais e mais mulheres para voarem juntas neste movimento cultural de valores importantes para a sociedade. Em 2023, homegeou Frida Khalo e reuniu, além do coro de cantoras, uma bateria formada por 60 mulheres, seguidas de um cordão com mais de 1500 pessoas. 

Neste ano, as Mimosas Borboletas se inspiram em Chiquinha Gonzaga e no desfile do dia 4 de fevereiro receberão Patrícia Ahmaral, As Formosas, Walber Braga, João Melo, Lívia Itaborahy, Carolina Machado, Júlia Braga, Vívian Barcelos e Regina Souza, como convidados especiais

Chiquinha Gonzaga

Pioneira musicista, Chiquinha foi a primeira pianista chorona (musicista de choro), autora da mais conhecida marcha carnavalesca com letra ("Ó Abre Alas", 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra popular no Brasil. Em uma época em que imperavam as valsas, polcas e tangos no cenário musical de elite no Brasil, Chiquinha incorporava em suas composições a diversidade encontrada na música das classes mais baixas. Foi também pioneira na defesa dos direitos autorais de músicos e autores teatrais. A necessidade de adaptar o som do piano ao gosto popular rendeu-lhe o reconhecimento como primeira compositora popular do Brasil.

Desfile do Bloco das Mimosas Borboletas:

04 de fevereiro 

Concentração: 9h

Local: Praça Marino Mendes Campos -  Bairro Anchieta/BH 

Cortejo: 11h


Nenhum comentário: