25 de jan. de 2024

Filomena 30 anos de peleja









Foto: Leandro Fúria 


A atriz Gorete Milagres está de volta à Belo Horizonte - onde apresentou a Filomena pela primeira vez - para comemorar os 30 anos de sua icônica personagem. No espetáculo celebrativo, “Filomena 30 anos de peleja”, Filomena, depois de ter sido empregada, diarista, microempresária e governanta, assume que não conseguiu se aposentar e está ali, no Teatro, para fazer o seu stand-up aproveitando a onda de um tempo  “onde todo mundo vira artista”. A direção é de Carlomam Bonfim. A montagem está na programação da  49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança com ingressos a R$ 25. As apresentações acontecem no Sesc Palladium nos dias  28 de janeiro, domingo, às 17h, e  30 de janeiro, terça-feira, às 20h; e no Teatro Sesiminas,  dia 03 de fevereiro, sábado, às 20h. Ingressos podem ser adquiridos aqui

Em janeiro de 2020, Gorete Milagres estreou no Sesc Palladium, “Filomena 25 anos de peleja”, com três sessões lotadas e depois disso teve que cancelar sua agenda de shows, pois foi o primeiro ano fatídico da pandemia de Covid 19. “É como se eu estivesse congelado o espetáculo, mas a personagem continuou viva, fazendo vídeos sobre a Covid, receitas culinárias, mas agora nada mais justo do que comemorar a minha vida e da personagem, no palco”, explica Gorete Milagres.

"Ô coitado!" 

A personagem Filomena nasceu do universo caipira de Minas Gerais, mas é uma figura que cria identificação com o público de todas as regiões do país. Ela representa uma classe trabalhadora tipicamente brasileira: as empregadas domésticas.  Em seus 30 anos de existência, Filó  se mostra uma mulher ingênua, doce, e que sempre fala o que pensa. É virgem, não entende piadas sexuais e, apesar da sua ingenuidade, é muito esperta com o seu jeito simplório. Ela é a autora do bordão de sucesso em todo o país: “ô, coitado!”. 

Gorete Milagres, mineira de Conselheiro Lafaiete, é comediante, atriz graduada pelo Teatro Universitário da UFMG e roteirista de cinema graduada pela Universidade Anhembi de São Paulo. Atuou em teatro, cinema, novelas e programas humorísticos como A Praça é Nossa e o Ô Coitado, com a personagem Filomena, criada por ela e mais conhecida como Filó.

Em 2006, Gorete foi agraciada com o prêmio de melhor atriz no Cine Pernambuco – Festival do Audiovisual. Já em 2014, a série da TV Cultura Pedro & Bianca na qual interpretava Zuzu recebeu o Emmy internacional de melhor série infantil. Outras premiações: 2014 - Prix Jeunesse International  Pedro E Bianca;  2008 - Prêmio Melhor atriz com o filme Tapete Vermelho;             2007 – Prêmio Melhor atriz com o filme Tapete Vermelho – SESI-SP; 2000 – Prêmio Revelação na TV – Prêmio Bonsucesso – BH/MG; 2000 – Prêmio Reconhecimento Franca – SP; 1999 – Prêmio Reconhecimento Humorista – Prefeitura BH/MG; 1997 – Prêmio SATED/MG - Melhor Humorista – com a personagem Filomena. 

Nenhum comentário: