Foto:CasaFiat - Divulgação
O projeto Museus Pampulha e a Casa Fiat de Cultura irão realizar, em parceria, uma série de atividades em janeiro, oferecendo visitas mediadas à exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” e bate-papo com poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, cujo pensamento teórico inspira um dos núcleos da mostra em cartaz.
A primeira ação acontece neste sábado, dia 13 de janeiro, às 10h, com a Visita Mediada - Percurso Temático “Pelos Metais de Minas”, que consiste em um percurso de mediação que atravessa as obras realizadas em metal presentes na exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, na qual serão abordadas as técnicas presentes na escultura em metal focando em suas escolhas artísticas adotadas na exposição. O trajeto circula pelas obras de Amilcar de Castro, Marilá Dardot, Luana Vitra, Renato Madureira, Iole Freitas e Paulo Nazareth. Informações e inscrições pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.
No dia 17 de janeiro, quarta, a partir das 19h30, é a vez dos Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins (foto). Poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, uma das principais pensadoras da contemporaneidade, participa de uma conversa com o curador Marcelo Campos, integrando o ciclo de conversas sobre a exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”. Leda Maria Martins inspira um dos módulos da exposição, intitulado “Pampulha Espiralar: Um Lar, Um Altar”. Neste núcleo, a fundamental teoria de Leda Maria Martins conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil.
O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, Casa Fiat de Cultura e Instituto Lumiar e integra o programa "Museus Pampulha - Diálogos MAP" que promove encontros com artistas e pesquisadores de forma a incentivar e instigar o pensamento e a produção artística em Belo Horizonte. A entrada é gratuita com retirada de ingressos antecipados pela plataforma Sympla.
As atividades seguem com a realização, no dia 27, às 10h, da Visita Mediada - Percurso Temático “Lentes do mundo”, ação do Educativo do Museu de Arte da Pampulha em parceria com a Casa Fiat de Cultura. A visita consiste em um percurso de mediação que atravessa as obras realizadas em fotografia presentes na exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, na qual serão abordadas questões acerca das escolhas, enquadramentos e técnicas de revelação fotográfica visando experienciar e/ou compreender as propostas artísticas de cada obra. O percurso será entre as obras de Marcel Gautherot, Italo Almeida, Froiid, Pedro Neves, Paulo Nazareth, Rosângela Rennó, Nydia Negromonte, Retratistas do Morro e Sara Ramo. Informações e inscrições pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário