Fotos: Márcia Francisco
"Cultura e Democracia - o audiovisual na afirmação da soberania nacional" foi o tema do Fórum de Tiradentes, que aconteceu no sábado, no Cine Teatro Aymoré, dentro da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e contou com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O evento foi tema de produtivo debate e deixou clara a disponibilidade de diálogo e soma de forças entre as várias entidades, ali representadas, em prol de soluções e melhorias sustentáveis no setor.
“Devemos ter a tranquilidade de defender o que somos. A diversidade cultural brasileira não é um problema, é uma solução, uma saída”, disse a Ministra da Cultura.
Sob aplausos efusivos, Margareth anunciou, em primeira mão, a abertura de 118 novas salas de cinemas no Brasil, entre 11 estados e 27 municípios, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA. Iniciativa que integra o processo descentralização do acesso.
Ao lado de Margareth Menezes, compuseram a mesa: Fabricio Noronha Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura|ES, Joelma Gonzaga - Secretária Nacional do Audiovisual - Ministério da Cultura|DF, o assessor audiovisual Pablo Soares Pires, Dom Black, representando a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais |MG, Eliane Parreiras - Secretária Municipal de Cultura e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios, Emmanuel Lenain - Embaixador da França no Brasil e o Procurador Geral do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Jr.
A mediação ficou a cargo de Debora Ivanov, coordenadora executiva do 2º Fórum de Tiradentes e + Mulheres.
Durante o evento, a ministra, o procurador e a o embaixador receberam homenagem especial dos organizadores da Mostra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário