O encerramento da programação do Natal da Praça da Liberdade acontece com cortejo de Maurício Tizumba que receberá o mestre Pereira da Viola e 8 folias do interior e da capital de MG, promovendo um grande cortejo no dia 6 de Janeiro. A concentração acontecerá no IEPHA (Prédio Verde) a partir das 18h, e seguirá pela Alameda Central da praça em direção ao Palácio da Liberdade, onde será realizado um ato simbólico.
O encontro celebra a visita dos três reis magos a Jesus. Para representar a data, a celebração que faz parte das festas tradicionais tem início no dia 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, e culmina no dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, data que é tradicionalmente reconhecida pela desmontagem das árvores de Natal.
No terceiro ano da Folia de Reis na Praça da Liberdade, conduzida por Danusa Carvalho e Maurício Tizumba (indicado como melhor ator - espetáculo Viva o povo brasileiro - ao Prêmio APCA- 2023) o cortejo contará com Pereira da Viola e a participação de diversos grupos. Entre eles: Folia de Santos Reis (conjunto Paulo VI), Pastorinhas da Tapera, Folia de Santos Reis e São Sebastião com Proteção de São José, Folia de Reis de Dona Guidinha e Folia de Santos Reis (Vespasiano), entre outros.
Tradição mineira, a festividade de Folia de Reis ocorre com a visita do grupo do festejo à casa das pessoas. Os moradores que recebem a visita da Folia de Reis ofertam comidas e prendas. Os integrantes agradecem e logo seguem para o próximo destino, passando pelas ruas da cidade, em formato de um cortejo. Na ocasião, são cantadas e tocadas músicas que relembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus, sendo feito o uso de instrumentos populares como viola, acordeão, reco-reco, violão, tambor, pandeiro, caixa e bumbo. Além disso, são realizadas uma série de danças em celebração ao nascimento de Jesus e o seu encontro com os três reis magos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário